Com presença consolidada no Rio de Janeiro, São Paulo e Lisboa, o Bernardes Arquitetura avança na sua expansão internacional e apresenta o MARE Ipanema, um novo empreendimento residencial desenvolvido na Zona Sul carioca.
O MARE Ipanema by Bernardes Arquitetura, localizado na Rua Teixeira de Melo, a poucos passos da praia e do Hotel Fasano, reúne 26 unidades compactas – entre double suítes, T1, gardens e coberturas de 42 a 69 m² – num projeto realizado pela Leblon Realty e estruturado pela Piimo Empreendimentos Imobiliários.
Com soluções de sofisticação e funcionalidade, o edifício integra fechaduras eletrónicas, parque de bicicletas, lavandaria, área de pranchas, sistema de segurança com dois portões e carregamento elétrico para carros e bicicletas, o que reflete a assinatura contemporânea de Thiago Bernardes, arquiteto carioca, neto de Sérgio Bernardes, que valoriza o morar carioca: luz natural, leveza, integração com o bairro e soluções funcionais que definem o DNA do escritório.
O portfólio do Bernardes Arquitetura inclui também ícones arquitetónicos brasileiros, como o MAR – Museu de Arte do Rio, o Hotel Arpoador, os restaurantes Adega Santiago e Gurumê, o Hotel Fasano Frade em Angra dos Reis e as Villas Fasano em Trancoso.

O lançamento coincide com um cenário favorável do mercado imobiliário e turístico do Rio de Janeiro, que registou 744 mil turistas estrangeiros em 2025 – o maior número em cinco décadas – e prevê alcançar os 833 mil visitantes internacionais no próximo verão, segundo dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).
A valorização constante da Zona Sul e a crescente procura por residências compactas de luxo reforçam o MARE Ipanema como uma oportunidade estratégica para investidores portugueses interessados em ativos residenciais de elevada liquidez e forte potencial de rentabilidade.
O lançamento do MARE Ipanema surge também num momento de forte atuação do escritório em Portugal, onde Bernardes assina projetos como a Fundação Albuquerque (Sintra), a Casa MMC e a Casa Tejo (Oeiras) e o futuro Edifício Marechal Carmona (Cascais), previsto para ser concluído em 2026.





