
A escritora portuguesa Isabel Ricardo anunciou o lançamento de três livros infantis bilíngues (português–inglês), atualmente disponíveis em 11 países através da Amazon. Duas das obras assinalam viagens da autora aos Estados Unidos, enquanto a terceira surge numa edição especial que celebra os 33 anos do seu primeiro livro, aliando literatura, educação e intercâmbio cultural.
Entre os lançamentos destaca-se “O Tubarão Que Queria Surfar/The Shark Who Wanted to Surf”, inspirado na viagem da autora à Costa Oeste dos Estados Unidos, realizada a convite da Coordenação do Ensino de Português nos EUA e do Instituto Camões.
Outro título é “A Floresta Encantada/The Enchanted Forest”, uma edição especial de uma obra marcante na trajetória da autora. Publicado originalmente há mais de três décadas, o livro celebrará, em 2026, 33 anos de existência, por ter sido o primeiro título lançado por Isabel Ricardo.
Completa o conjunto “O Esquilo Que Amava Livros/The Squirrel Who Loved Books”, resultado da viagem da autora à Costa Leste dos Estados Unidos em 2024, igualmente a convite da Coordenação do Ensino de Português nos EUA e do Instituto Camões.
A obra foi distinguida com o Literary Titan Gold Book Award, prémio internacional que reconhece a excelência literária.
Pensados como ferramentas de apoio ao ensino bilíngue, os livros destinam-se tanto a leitores em aprendizagem da língua portuguesa como àqueles que iniciam o contacto com o inglês.
Através de narrativas lúdicas e educativas, as obras promovem a aproximação entre culturas e incentivam o gosto pela leitura desde a infância.
“Acredito que cada história bilíngue é uma ponte entre mundos, capaz de despertar o gosto pela leitura e unir gerações”, sublinhou Isabel Ricardo.
Cada título conta com cerca de 30 ilustrações a cores e é editado em capa dura, combinando qualidade gráfica e conteúdo pedagógico, com o objetivo de encantar leitores e apoiar o processo de aprendizagem linguística. ■




