Entre os dias 9 e 11 de fevereiro, a InovCluster participou na Lisbon Food Affair 2026 com um stand agregado que integrou o projeto europeu HUB4Food e as empresas Mendes Gonçalves Ventures, Licores Serrano e Jolefilo, promovendo networking qualificado, visibilidade institucional e novas oportunidades de negócio.
Neste sentido, a presença da InovCluster revelou-se extremamente positiva, consolidando o posicionamento do Cluster enquanto plataforma estratégica de inovação no setor agroalimentar.
Durante o evento, o projeto HUB4Food, financiado pelo programa Interreg Atlantic Area e cofinanciado pela União Europeia, assumiu particular destaque através de diversas iniciativas focadas na inovação e sustentabilidade.
No dia 9 de fevereiro, os parceiros portugueses InovCluster, CATAA e MARE organizaram a mesa-redonda “Do mar ao prato: onde o Oceano Atlântico encontra a inovação”.
Esta sessão contou com a participação da Wedotech, Cell4Food, Allmicroalgae e MARE – Politécnico de Leiria, promovendo não apenas o debate em torno de áreas estratégicas (como a biotecnologia marinha, agricultura celular, microalgas e aquicultura) como também a discussão sobre o papel do Atlântico como eixo fundamental para impulsionar a inovação, sustentabilidade e competitividade no setor agroalimentar.
No segundo dia da feira, a InovCluster apresentou um pitch dedicado ao projeto HUB4Food, reforçando o seu impacto e objetivos no contexto europeu.
Já no último dia, a associação voltou a destacar junto dos visitantes o seu propósito, missão e contributo para o fortalecimento do ecossistema agroindustrial.
Ao longo dos três dias foram ainda dinamizadas sessões de pitch e showcookings, promovendo uma forte interação com o público profissional presente.
Destaque ainda para a distinção atribuída ao associado Bem Amanhado, que ganhou um prémio na categoria Food & Beverage, um importante reconhecimento que reforça a qualidade, dinamismo e capacidade inovadora das empresas que integram o ecossistema InovCluster.
Deste modo, a InovCluster prepara agora a sua participação na SAGALEXPO 2026, mantendo o modelo de stand agregado, pelo que as empresas interessadas em integrar esta presença conjunta poderão contactar a associação para obter mais informações. ■





