Castelo de Paiva: Evento promete “imersão” no futuro do “Glamping” em Portugal

Empresários, especialistas, fornecedores e promotores de novos projetos turísticos reúnem-se nos dias 2 e 3 de outubro na Arrabia Guest Houses Glamping

67
Luís Almeida, fundador da Glamping Academy e da Arrabia Guest Houses Glamping. Foto: divulgação/Glamping Academy
- Publicidade -

Castelo de Paiva, na região do Norte de Portugal, vai ser palco, nos próximos dias 2 e 3 de outubro, da segunda edição da “Imersão Glamping Academy”, um encontro dedicado ao “desenvolvimento de projetos de Glamping, turismo de natureza e novas soluções de alojamento turístico”.

Depois da primeira edição, realizada em junho, também na Arrabia Guest Houses Glamping, a iniciativa regressa ao município português e pretende reunir, segundo os seus organizadores, proprietários de terrenos, empresários, investidores, especialistas e fornecedores de diferentes áreas.

“Mais do que receber um evento durante dois dias, Castelo de Paiva transforma-se num ponto de encontro entre quem está a pensar, criar, financiar, fornecer e operar novos projetos de Glamping em Portugal”, disse Luís Almeida, fundador da Glamping Academy e da Arrabia Guest Houses Glamping.

Do terreno ao negócio turístico

Este empresário explicou que a “Imersão” foi criada sobretudo para pessoas que “possuem terrenos ou estão a estudar o desenvolvimento de novos projetos turísticos”.

Durante dois dias serão cruzadas diferentes áreas necessárias à concretização destes investimentos, desde a análise do terreno e conceito inicial até ao licenciamento, REN e RAN, investimento, fundos e incentivos, financiamento, viabilidade económica, Tiny Houses, soluções modulares, Ecovillages, design aplicado à hospitalidade, marketing e operação turística.

Foto: divulgação/Glamping Academy

A proposta diferencia-se de uma formação convencional pela “componente prática e pelo contacto direto entre participantes, especialistas, empresários e fornecedores”.

“A própria Arrabia Guest Houses Glamping, localizada na Raiva, integra a experiência. Para além de acolher o encontro, será utilizada como caso prático, permitindo conhecer os bastidores e funcionamento de uma operação turística real”, sublinhou o responsável pela iniciativa, que realçou que “as refeições, coffee breaks e jantar de networking fazem igualmente parte da dinâmica dos dois dias, prolongando a troca de experiências para além das apresentações”.

Castelo de Paiva no centro de uma nova discussão sobre turismo

A escolha de Castelo de Paiva para acolher novamente a “Imersão” procura também demonstrar o “potencial dos territórios fora dos grandes centros urbanos para receberem conhecimento, investimento e iniciativas especializadas relacionadas com as novas tendências do turismo”.

Para Luís Almeida, existe uma oportunidade para o município se afirmar progressivamente neste ecossistema.

“Queremos que Castelo de Paiva seja cada vez mais um ponto de encontro para quem está a pensar, desenvolver ou investir em novos projetos de Glamping em Portugal. Temos natureza, território e experiência turística para mostrar. Trazer até cá empresários, especialistas, fornecedores e promotores de novos projetos é também uma forma de colocar Castelo de Paiva nesta discussão”, avaliou.

Luís Almeida, fundador da Glamping Academy e da Arrabia Guest Houses Glamping. Foto: divulgação/Glamping Academy

A iniciativa assume uma dimensão que ultrapassa os dois dias de formação: pretende aproximar quem possui terrenos e ideias de quem detém conhecimento técnico, experiência empresarial e soluções capazes de apoiar o desenvolvimento de novos projetos.

Diferentes especialidades reunidas no mesmo espaço

De acordo com a nossa apuração, a segunda edição contará com profissionais provenientes de áreas distintas do turismo e do desenvolvimento de projetos.

Entre os convidados confirmados encontram-se Ronnie Smith, fundadora da Glamping Revolution e ligada ao Grupo AMA; Isabel Pires Lemos, advogada com experiência no licenciamento de projetos turísticos; José Rocha, empresário e ex-presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva; Rui César Castro, administrador da URBE – Consultores Associados; e Fátima Nunes, especialista em Gestão Estratégica.

Estarão ainda representadas áreas como Tiny Houses, Ecovillages, construção e soluções modulares, design de interiores, marketing digital, financiamento, fornecedores e operação turística.

O objetivo é “permitir que diferentes perspetivas se cruzem em torno de uma questão comum: como passar de um terreno ou de uma ideia para um projeto turístico estruturado e sustentável no tempo”.

Segunda edição depois da estreia em junho

A primeira “Imersão Glamping Academy” realizou-se também na Arrabia Guest Houses Glamping, reunindo participantes e especialistas durante dois dias.

A organização pretende agora “consolidar este formato e continuar a trazer a Castelo de Paiva pessoas que estão a desenvolver projetos em diferentes regiões do país”.

O formato privilegia a “proximidade entre participantes e especialistas, a discussão de casos concretos, a apresentação de soluções existentes no mercado e a criação de contactos entre pessoas ligadas ao setor”.

Recorde-se que a “Glamping Academy” é uma plataforma portuguesa dedicada à “criação, desenvolvimento e gestão de projetos de Glamping”. O projeto procura reunir num mesmo ecossistema conhecimento, especialistas, ferramentas, fornecedores e uma comunidade de pessoas interessadas no desenvolvimento de “novos conceitos de alojamento turístico e turismo de natureza”.

A segunda Imersão Glamping Academy realiza-se nos dias 2 e 3 de outubro de 2026, na Arrabia Guest Houses Glamping, em Castelo de Paiva, região Norte de Portugal.

As inscrições podem ser feitas através deste link: https://glamping-academy.info/imersao/outubro-2026?fbclid=IwY2xjawUeXKVwZG9mBWV4dG4DYWVtAjEwAGJyaWQRMXF5YUdXbXJHYVAxMXR0Y0tzcnRjBmFwcF9pZBAyMjIwMzkxNzg4MjAwODkyAAEeqRp9C5M5f0CCawJD2OalzCpPntOnaHbkekKTW2jEdcSJzkrH_PRdeWbS0AQ_aem_IZqwhI1pSy_TELE40MGxnA

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.