A Terceira Reunião Interministerial de Governação Eletrónica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi realizada na sua sede, dia 25 de março, em Lisboa, Portugal. Sob o lema “Inovação Jovem para um Planeta Melhor: Inteligência Artificial e Transformação Digital ao Serviço da Sustentabilidade e da Inclusão”, o encontro com autoridades governamentais foi aberto pela manhã e encerrado à tarde para a troca de informações.
Após a abertura dos trabalhos, às 9h, participaram numa audiência pública o diretor do Instituto de Modernização Administrativa (IMA) de Angola, Meick Afonso, o secretário Executivo da CPLP, Zacarias da Costa, a ministra da Justiça e dos Direitos da Mulher de São Tomé e Príncipe, Vera Cravid, que também representou a presidente em exercício da CPLP.
A partir das 10h transcorreram as apresentações dos ministros sobre o tema da reunião, sob a presidência de São Tomé e Príncipe, com a participação dos demais países integrados à CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal e Timor-Leste.
Houve uma pausa até 10h20 e, após uma sessão pública, às 14h30, foi realizada a leitura e, em seguida, a assinatura da Declaração Final de encerramento da reunião, com intervenção da ministra Vera Cravid. Assim, os países membros concordaram que a questão digital nos governos é primordial para eventuais reformas com foco na modernização do Estado, com base nas necessidades dos cidadãos e das empresas. ■