
O Dia Mundial da Língua Portuguesa vai ser celebrado em 5 de maio, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). Organizado pelo Museu da Língua Portuguesa, a celebração será realizada das 10 às 19h em dois espaços do museu no sábado, 3 de maio, no Saguão Central da Estação da Luz e no Parque Jardim da Luz, com curadoria da cantora Ana Frango Elétrico e da escritora Luiza Romão. A entrada é gratuita.
A curadoria da programação musical será feita por Ana Frango Elétrico, que fará o show de encerramento na Praça da Língua e auditório do Museu, às 19h. Ela foi indicada ao Grammy Latino e conquistou dois prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) com os álbuns “Little Electric Chicken Heart” (2019) e “Me Chama de Gato que Eu Sou Sua” (2023).
Já Luiza Romão, vencedora do prémio Jabuti em 2022, com o livro “Também guardamos pedras aqui”, fará a curadoria de literatura. A escritora também está na experiência “Falares”, um dos destaques da exposição principal do Museu, na qual residentes do Brasil aparecem em telas de tamanho real falando sobre suas origens, profissões e a relação com a língua portuguesa.
A Cinemateca Brasileira fará a seleção de curtas-metragens a serem projetados num telão montado no Parque Jardim da Luz, localizado em frente ao Museu.
Entre os nomes já confirmados estão a artista têxtil brasileira Blenda Souto Maior, o músico congolês-angolano Zola Star, a cantora angolana Jéssica Areias e a poeta brasileira Natasha Felix.
Os organizadores informaram que a programação completa será divulgada em breve. “A ideia é homenagear a diversidade da língua portuguesa e das manifestações culturais de artistas de países onde o português é falado”.
A programação faz parte da Temporada 2025 do Museu, realizada pelo Governo do Estado de São Paulo e pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. O Museu é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas (SCEIC-SP).
A celebração tem o patrocínio máster da Petrobras e do Grupo CCR, por meio do Instituto CCR. Tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale e o apoio do Instituto Ultra, Itaú Unibanco e UBS BB Investment Bank.
Conta ainda com os parceiros: Consulado Geral de Portugal em São Paulo, Cinemateca Brasileira, Parque Jardim da Luz, por meio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, e Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). ■