
A busca pelo silêncio e a fuga das grandes cidades podem até ser um privilégio para poucos, mas a terra está sempre disponível para qualquer pessoa. Entre vales e montanhas, há um pedaço deste mundo chamado “Serra da Estrela” e, nela, o restaurante “A Torre”, localizado a mais de 1900 metros de altitude.
Os que gostam de aventuras e harmoniosa convivência com a natureza não se incomodam de enfrentar as estradas sinuosas. Vale chegar ao destino e sentir o outro lado da vida em deslumbres paisagísticos da serra, e onde podem colher energias da natureza e também deliciar a culinária tradicional disponível no restaurante “A Torre”.
Administrado pelo empresário Paulo Silva, o restaurante conjuga a busca das pessoas pelo conforto da alma e do corpo num ambiente envolto pela beleza local e também ter um ambiente como base, simples, rústico, com pratos típicos da culinária regional.
“As pessoas querem viver experiências, sejam elas de convívio com a natureza ou os modos de se alimentar. Nas cidades grandes, onde de facto encontra muitas oportunidades, sempre falta algo. Pelos relatos que já ouvi, é a busca pela natureza com paisagens que leva as pessoas a se sentirem em paz num local onde podem desfrutar de comidas diferentes, ricas de originalidade”, revelou Paulo Silva, que também contou que “A Torre” não surgiu para se tornar como um “outro restaurante, mas como se fosse uma base onde cada turista, e não importa a sua nacionalidade, pudesse se sentir acolhido com um sorriso de boas-vindas, da satisfação de poder beber um bom vinho e comer pratos tradicionais carregados de história da região”.
“Cada prato conta uma história, uma experiência vivida há séculos, transmitida de geração a geração e aqui no restaurante nós valorizamos isso”, comentou.
Assim, no restaurante, há diversas maneiras de os clientes buscarem um modo de “alcançarem a alegria que uma comida típica pode oferecer, além de serem fiéis a uma história, e aqui, em cada prato, há um pedaço da Beira Interior”, definiu Paulo Silva.
Os visitantes que escolhem a Serra da Estrela como morada de alguns dias para sentirem que a vida tem outros propósitos em busca de momentos de conforto simples e abundância de alimentos diferenciados, encontram no restaurante “A Torre” a gastronomia regional para lhes proporcionar, como definido por Paulo Silva, “alegria”.
A carta é recheada de opções, como a chanfana serrana, as feijocas à moda do pastor, o cabrito assado em forno de lenha, designado como um “prato emblemático da região”, a truta da serra em manteiga de ervas, além do tradicional queijo da Serra amanteigado, o pão de centeio, o queijo de ovelha e presunto e os enchidos da região. Estes são alguns dos sabores que aquecem o corpo e a alma.
Além das refeições e dos vinhos, o restaurante é também uma paragem obrigatória para quem visita ou passa pela região. ■