
Empreendedores raramente sentem-se satisfeitos em seguir apenas um caminho para alcançar o sucesso nos negócios. Procuram novas rotas e preferem inovações que lhes permitam enfrentar as dificuldades de mercado. Como nem sempre seguir sozinho é a melhor opção, acabam por recorrer às entidades que lhes possam auxiliar a alcançar novos mercados.
A Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro (InovCluster), com sede em Castelo Branco, Portugal, é um exemplo desse tipo de entidade. Conta, no seu portfólio, com várias empresas (PME) de pequeno e médio porte que somam resultados positivos em mercados internacionais, fruto de estratégias focadas em inovação e rede, e com o apoio da InovCluster, que atua junto das empresas agroalimentares da região Centro.
Os números confirmam o apoio e os empresários veem os seus produtos ganharem o mercado estrangeiro, o que proporciona reconhecimento e qualidade com o selo “Made in Portugal”. Com visão estratégica e foco “na inovação e na competitividade, a InovCluster criou plataformas de apoio para facilitar o acesso das PME a novos mercados — da Europa ao Médio Oriente, passando pela América Latina e Ásia”.
A diretora-executiva da InovCluster, Christelle Domingos, argumenta que a entidade tem exemplos da “alavancagem de desenvolvimento, fixação de população e afirmação internacional do negócio agroalimentar” num “território marcado por desafios como a baixa densidade populacional e a interioridade”.
Produtos como Azeites, Queijos, Enchidos, Frutas e Legumes, Vinhos, etc., de origem portuguesa já são conhecidos no mercado internacional, como Europa e América do Norte e do Sul.
Entre as atividades da InovCluster, “as mais valorizadas pelos empresários”, de acordo com Christelle Domingos, “estão as missões comerciais, a participação em feiras internacionais, o apoio à certificação de produtos e a adaptação a exigências legais dos mercados de destino. Também a digitalização dos processos e do marketing das empresas, além da capacitação para a exportação, áreas onde a InovCluster faz a diferença, promovendo formações, diagnósticos e estratégias à medida”. ■