
O ator português José Maria Brion realizará um sonho antigo: atuar na televisão brasileira. A estreia será entre 18 e 22 de agosto, na novela das 19h da TV Globo, Dona de Mim, na qual interpreta Deco, um misterioso tatuador e traficante de drogas português com um passado conturbado que retorna à vida de Nina, personagem de Flora Camolese.
“Estou muito feliz com esse passo na carreira. Atuar sempre foi minha grande paixão — e o Brasil, um destino natural, pela proximidade cultural e pela excelência do cinema, do teatro e da televisão”, afirmou.
Na trama, Deco teve um relacionamento intenso com Nina quando ela vivia em Portugal. Após a jovem fugir repentinamente para o Brasil levando sua máquina de tatuagem, ele decide procurá-la. Suas intenções, no entanto, são cercadas de mistério: busca apenas a máquina ou há algo mais por trás da fuga?
Conhecido como Zé Maria, o ator é filho caçula e cresceu em Lisboa, onde descobriu a paixão pelas artes ainda na infância. Começou no teatro escolar e, ao longo da juventude, participou de peças e produções para as principais emissoras portuguesas, como SIC e TVI.
Anos depois, aprimorou-se na prestigiada escola de atuação Lee Strasberg Film and Theatre Institute, em Nova York, que formou nomes como Al Pacino, Marlon Brando, Marilyn Monroe e Scarlett Johansson. Sua última atuação nos palcos foi em Viena, na peça “Só eu tenho a chave dessa parada selvagem”, baseada na vida de Stravinsky e do bailarino Nijinski.
“Sou apaixonado por teatro, cinema, televisão — e, mais recentemente, pelo streaming. Mas o que realmente me move é a vontade de viver outras vidas. Uma atriz brasileira disse certa vez que o ator é tão apaixonado pela vida que viver só uma não é suficiente. A gente precisa viver outras no palco, na tela. Eu acho isso muito verdadeiro”, disse.
Encantado pelo Brasil desde jovem, José tem ligação com a cultura local. Sua mãe morou por oito anos entre São Paulo e Santos. “Sinto que estou num país irmão, que sempre esteve no meu coração. E quanto mais conheço, mais admiro a grandeza e a diversidade da cultura brasileira. O Brasil é fascinante em todas as suas expressões artísticas.”
Atualmente, o ator mora no Rio de Janeiro e diz sentir-se acolhido. “Estou muito feliz por me sentir tão em casa no Rio, a ponto de pensar que poderia ficar aqui para sempre. Existe uma energia única, humana, quente e criativa. É impossível não se apaixonar.”
Às vésperas da estreia, Zé Maria espera a mesma receptividade do público. “Estou sendo muito bem acolhido por toda a equipe. Espero que o público se conecte com Deco. E quem sabe, com o tempo, eu consiga alcançar o reconhecimento artístico de nomes como Tony Ramos e Antônio Fagundes, que são referências absolutas para mim.”
Além da formação artística, José Maria é graduado em Administração e mestre em Finanças pela Cass Business School, em Londres. ■