Brasil: Atriz com fortes ligações a Portugal reconhecida pelo Congresso Nacional após ações na COP30

Úrsula Corona é embaixadora do World Food Programme (WFP), a maior agência humanitária da ONU, vencedora do Prémio Nobel da Paz em 2020; Atua em projetos televisivos em Portugal e no Brasil

0
148
Úrsula Corona, atriz e empreendedora social. Foto: Felipe Soares
- Publicidade -

A empresária, atriz e empreendedora social Úrsula Corona, que atua entre Brasil e Portugal, foi homenageada numa Sessão Solene no Brasil em celebração ao Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino. O evento realizou-se no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, em Brasília, no último dia 19 de novembro.

Segundo apurámos, a homenagem, promovida pela Frente Parlamentar pela Mulher Empreendedora, reconhece a sua “atuação como uma das principais lideranças brasileiras nas agendas de empreendedorismo social, segurança alimentar, tecnologia, inovação e empoderamento económico”.

Fundadora do Instituto Fome de Tudo, Úrsula desenvolve e mobiliza soluções que unem proteção social, governança de dados, economia circular, capacitação e impacto em larga escala.

Projeto apresentado na COP30. Foto: Kamila Canhedo/CAIXA

A sua tecnologia social integra o relatório oficial do BRICS-WBA, sendo reconhecida como “uma das ferramentas mais relevantes do mundo no enfrentamento da fome e no fortalecimento económico de territórios vulneráveis”.

O reconhecimento também destaca a campanha “Fome Não Tira Férias”, lançada por Úrsula durante a COP30, em Belém, em parceria com o World Food Programme (WFP), maior agência humanitária das Nações Unidas e vencedora do Nobel da Paz.

A iniciativa protege crianças de 6 a 12 anos que ficam sem merenda escolar durante os 165 dias de recesso, “garantindo alimentação, permanência escolar e dignidade”.

Em atuação permanente pelo Brasil, da Amazónia ao Rio Grande do Sul, Úrsula lidera projetos de pós-desastre, formação profissional, empreendedorismo feminino, inovação social e autonomia económica para famílias em situação de pobreza, conectando territórios, políticas públicas e o setor privado numa rede de impacto contínuo.

Úrsula Corona encontrou-se com o Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos (esq.), durante uma masterclass com Vinhos Verdes premiados. Foto: divulgação

Nesse mesmo dia, Úrsula Corona encontrou-se com o Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, durante uma masterclass com Vinhos Verdes premiados. A ação decorreu na Embaixada de Portugal, uma iniciativa conduzida pelos especialistas Alexandre Lalas, editor da Gula, e Eugénio Oliveira, editor da Vinum Brasílis.

“Estar aqui hoje representa cada mulher que empreende com coragem, cada criança que não pode esperar e cada território que merece dignidade e futuro. É uma alegria e uma responsabilidade receber essa homenagem no Congresso Nacional”, afirmou Úrsula Corona.

Perfil social e artístico entre Brasil e Portugal

Além do currículo social, Úrsula Corona é atriz e apresentadora. Recentemente conduziu um novo programa na TV Globo em Portugal: “O Mapa”.

Com profundas ligações com Portugal, e com mais de 35 anos de carreira, iniciada ainda em criança na TV Globo, Úrsula Corona é reconhecida por um percurso sólido como atriz, apresentadora, realizadora, empreendedora social e empresária. Destacou-se em produções marcantes da televisão brasileira como atriz, apresentadora e produtora. Atuou em novelas e séries de sucesso na TV Globo, TV Cultura, Multishow e na RTP, TVI e SIC (Portugal) e jurada oficial do Emmy Internacional, onde representa o Brasil em premiações globais de audiovisual.

Úrsula Corona em Brasília. Foto: Felipe Soares

Apresentou recentemente o reality das Nações Unidas “Vida de Merendeira” e é embaixadora do World Food Programme (WFP), a maior agência humanitária da ONU, vencedora do Prémio Nobel da Paz em 2020.

É também fundadora do Instituto Fome de Tudo, a única organização brasileira com parceria oficial com o WFP. O instituto atua no combate à fome, ao desperdício alimentar e na resposta a desastres climáticos, integrando ainda a Aliança Global do G20 contra a Fome.

Em Portugal, integrou o elenco das novelas “Ouro Verde”, “Sol de Inverno” e “Na Corda Bamba”.

Nas últimas semanas, esteve no ar em “Garota do Momento” (TV Globo) e gravou a série “Vitória” (RTP1/HBO Espanha), realizada por Leonel Vieira. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.