
A Casa de Portugal de São Paulo (CPSP), no Brasil, foi reconhecida na terça-feira, 22 de julho, pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, como um “ponto de cultura” da cidade. A cerimónia, realizada na Praça das Artes, concedeu a honraria à CPSP devido à relevância das suas ações culturais.
O certificado foi entregue ao diretor de Intercâmbio para Associações Luso-Brasileiras da CPSP, António Freixo, que representou a entidade.
A atuação da CPSP abrange projetos de promoção da cultura portuguesa, preservação da memória imigrante, atividades educativas, exposições, encontros literários e apresentações musicais, além de parcerias com associações luso-brasileiras e outras comunidades.
Em nota, a entidade classificou o reconhecimento como resultado de “décadas de dedicação ao fortalecimento da identidade luso-brasileira e ao diálogo entre culturas”.
O evento reuniu representantes de diversos grupos culturais contemplados pelo Edital de Premiação Cultural nº 36/2024/SMC/ALDIRBLANC — Edital de Premiação de Pontos e Pontões de Cultura, considerado um instrumento de valorização das iniciativas comunitárias. ■