O deputado à Assembleia da República portuguesa, eleito pelo círculo de Fora da Europa, José Cesário, realizou entre os dias 5 e 12 de setembro uma visita oficial ao Brasil, com passagens por Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. O objetivo foi “manter contacto direto com instituições, lideranças associativas e estruturas consulares ligadas à comunidade portuguesa no país”.
A deslocação iniciou-se em Salvador, onde o parlamentar visitou o Consulado Geral de Portugal.
“É muito evidente a evolução da qualidade do serviço aqui prestado, mudança iniciada pelo Cônsul Jorge Fonseca e agora continuada pelo Ricardo Cortes. Porém, subsistem problemas graves. O maior, que não se deve ao Consulado propriamente dito, é o do enorme atraso no processo de registo de cidadãos nacionais, sejam menores, maiores, cônjuges ou netos. A situação envergonha-nos e, infelizmente, não está a ter grande evolução”, afirmou José Cesário.
Ainda na capital baiana, o deputado passou pelo Gabinete Português de Leitura, onde se encontrou com Daniel Bento.
“Apesar das muitas dificuldades, está a ser feito um excelente trabalho neste grande baluarte da presença portuguesa na Bahia. A verdade é que, também no plano cultural, teremos de fazer muito mais do que temos feito neste grande Brasil”, acrescentou.
No Rio de Janeiro, a agenda incluiu encontros no Consulado Geral de Portugal.
“A resposta deste Consulado evoluiu muito nos últimos tempos, estando a corresponder melhor às necessidades da Comunidade. Porém, há que ter grande atenção aos problemas sentidos na integração de nacionalidades e às alterações à organização do tratamento dos vistos no Brasil”, sublinhou o deputado.
A visita estendeu-se ainda ao Real Gabinete Português de Leitura, onde José Cesário reencontrou Francisco Gomes da Costa.
“Há imensos projetos e ideias para o futuro do Gabinete e a nossa presença cultural e social na capital carioca”, comentou.
Outro ponto de visita no Rio foi a Casa do Minho, onde Cesário foi recebido pela presidente Maria de Fátima Gomes e pela direção da instituição.
“Na imponente Casa do Minho do Rio de Janeiro vim encontrar uma equipa diretiva que está a tentar resolver os graves problemas financeiros que esta associação acumulou devido a graves erros do passado. É evidente que a Fátima e os colaboradores têm uma missão tremenda, que terá de merecer todo o nosso apoio”, destacou José Cesário.

O encontro contou também com a presença de Flávio Martins, presidente do Conselho Permanente do Conselho das Comunidades Portuguesas.
A visita terminou em São Paulo, onde o parlamentar reuniu-se com a comunidade e visitou o Consulado Geral.
“Visitei o Consulado Geral de Portugal em São Paulo e encontrei-me com alguns amigos desta nossa Comunidade. A presença portuguesa em São Paulo, as relações entre os dois países, a utilização da chave móvel digital, o sistema de agendamento para atos consulares, as alterações em curso no sistema de vistos, a Escola Portuguesa, foram, entre outros, assuntos longamente debatidos tendo em conta a perspetiva do serviço, as necessidades dos utentes e o interesse do nacional”, concluiu José Cesário. ■