Brasil: Montenegro aproveitou férias para visitar o Cristo Redentor no Rio de Janeiro

Encontro com o Padre Omar Raposo, reitor do santuário e dirigente da Fundação de Comércio Exterior e Relações Internacionais (Funcex) na área social, ficou marcado por conversações em torno dos laços luso-brasileiros, como a geminação entre o Cristo Rei e o Cristo Redentor, que completa 16 anos

0
271
Primeiro-ministro português esteve no santuário durante férias no maior país da América do Sul. Foto: divulgação
- Publicidade -

Durante as férias no Brasil, e acompanhado pela família, o primeiro-ministro português Luís Montenegro passou pelo Rio de Janeiro nos últimos dias, onde visitou o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, um dos principais símbolos religiosos e culturais do país.

No local, foi recebido pelo Padre Omar Raposo, reitor do santuário e dirigente da Fundação de Comércio Exterior e Relações Internacionais (Funcex) na área social, com atuação no Brasil e Portugal.

O encontro ficou também marcado por momentos de recordação da relação histórica e simbólica entre os dois países, com destaque para a geminação entre o Cristo Rei, em Almada, Portugal, e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, formalizada em outubro de 2009, iniciativa que completa 16 anos e que reforçou a cooperação pastoral, cultural e institucional entre as duas nações irmãs.

Segundo apurámos, durante a conversa, Padre Omar referiu, além da geminação entre os “Cristos”, o mestrado em Gestão que frequenta no ISAG – European Business School, instituição de ensino superior sediada no Porto, Portugal, especializada nas áreas da gestão, economia, turismo e negócios internacionais.

No mesmo contexto, Padre Omar convidou Luís Montenegro e a família para assistirem ao espetáculo “Samba de Fé”, realizado no Palco Petrobras da Árvore do Rio, no Lagoon, na Lagoa Rodrigo de Freitas, bairro nobre carioca, iniciativa de entrada gratuita integrada na programação natalícia da cidade maravilhosa.

O concerto, com repertório de música brasileira e temas do projeto “Samba de Fé”, associou evangelização, cultura e uma ação solidária de recolha de alimentos, água, enxoval para recém-nascidos, brinquedos e outros bens destinados a projetos sociais apoiados pelo Consórcio Cristo Sustentável, aliança liderada pelo santuário e focada em cidadania, inclusão social e sustentabilidade.

Ainda segundo fontes, o convite foi aceite por Montenegro.

Cresce a presença de turistas portugueses no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro registou a entrada de 23.185 turistas provenientes de Portugal nos primeiros quatro meses de 2025, posicionando o país no sétimo lugar entre os principais mercados emissores internacionais, segundo dados da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro.

No total, o Rio recebeu 901.991 visitantes estrangeiros entre janeiro e abril, com abril a registar um crescimento superior a 54% face ao mesmo mês de 2024, apesar de ser tradicionalmente considerado de época baixa.

Por sua vez, o Cristo Redentor recebe, em média, entre 7 mil e 10 mil visitantes por dia, segundo dados do setor turístico fluminense, variando conforme a época do ano, condições meteorológicas e calendário de feriados. Em períodos de alta temporada, como férias escolares, verão e grandes eventos no Rio de Janeiro, esse número pode ultrapassar 15 mil visitantes diários.

Em termos anuais, o monumento regista cerca de 2,5 milhões de visitantes, ainda de acordo com essas mesmas entidades. Para além da dimensão turística, o fluxo diário inclui peregrinos, fiéis e participantes de atividades pastorais e ações sociais desenvolvidas pelo Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor.

No passado mês de agosto, o Santuário Cristo Redentor divulgou, no seu canal no YouTube, o vídeo institucional “O Cristo Redentor de verdade”, que apresenta o local como “muito mais do que um monumento ou um cartão-postal”. A produção ressalta a função do Cristo como “santuário de fé e centro de ações sociais, culturais e ambientais”.

Narrado pela atriz e apresentadora Regina Casé, o vídeo mostra o alto do Morro do Corcovado como local de missas, batismos, casamentos e peregrinações. Também destaca projetos do Santuário em diferentes regiões do Rio de Janeiro, nos quais a renda obtida em eventos aos pés do monumento é destinada a iniciativas sociais.

Padre Omar durante celebração no Santuário Cristo Redentor. Foto: divulgação

Nas palavras da instituição, o Cristo Redentor é um “símbolo de fé, de amor e da nossa capacidade de cuidar uns dos outros”.

O vídeo encerra reforçando que, além de Património Histórico Nacional e uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, o monumento é apresentado como “santuário de fé, esperança e transformação”.

Assista ao vídeo, com cerca de dois minutos, neste link:

https://www.youtube.com/watch?v=XvNgFgbJxjI

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.