
A rainha consorte da Espanha desde 2014, Letizia Ortiz Rocasolano, visitou, no final de março, a Fazenda Esperança, em Trindade, na Ilha de Santiago, Cabo Verde, integrante da Diocese de Santiago, onde se desenvolve um trabalho social com base religiosa para “reabilitar pessoas envolvidas com drogas ou álcool”. Letizia Ortiz Rocasolano também foi ao local onde será a futura Fazenda Esperança Feminina. O projeto social é liderado pelo experiente padre brasileiro Ronaldo Bernardo.
O Bispo da Diocese de Santiago, cardeal Dom Arlindo Furtado, o padre Ronaldo Bernardo, os alunos do Centro Educativo Miraflores e internos rececionaram a rainha, que, durante a visita, foi acompanhada pela primeira-dama de Cabo Verde, Débora Katiza. As Mães da Esperança, que atuam na Fazenda Esperança em apoio voluntário aos jovens em processo de recuperação, também saudaram a monarca.
“A visita da Rainha Letizia reafirma a importância da Fazenda da Esperança na Diocese de Santiago e a colaboração internacional em projetos de inclusão e apoio àqueles que buscam uma nova oportunidade de vida”, frisaram os responsáveis pelo projeto.
Por sua vez, o padre Ronaldo Bernardo destacou “a recuperação de mais de 180 jovens como o principal ganho ao longo dos sete anos de atividade do centro, que já acolheu mais de 350 jovens em situação de vulnerabilidade”.
Este responsável apela ao apoio da sociedade civil, instituições e governo para concluir obras e aumentar a capacidade de acolhimento.
Em 2022, a nossa reportagem, esteve em Cabo Verde, mais concretamente na cidade da Praia, acompanhando a vista da Associação Mais Lusofonia, com sede em Castelo Branco, Portugal, quando conheceu, ao lado de duas dezenas de voluntários luso-brasileiros, este projeto e entrevistou o Padre Ronaldo sobre o trabalho desenvolvido na região. Conhecemos as principais medidas sociais implementadas pela Câmara Municipal da Praia junto da população local. Mostramos também a importância do mar e da cultura para este povo africano, falante de língua portuguesa. Veja mais na reportagem em vídeo.
Assista no vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=lClbOekboE8 ■