
A Casa de Espinho do Rio de Janeiro, fundada em 7 de setembro de 1964, comemorou no domingo, 14 de setembro de 2025, seus 61 anos com um almoço de confraternização na sede da associação, em Vista Alegre. Na ocasião, foi empossada a nova diretoria para o biênio 2025–2027.
A presidência ficará a cargo de Elisabete Domingues Pereira da Silva, com Fábio da Cruz Monteiro como vice-presidente. Durante a posse, diante da imagem de Nossa Senhora d’Ajuda, padroeira da cidade portuguesa de Espinho e da própria associação, o vigário episcopal do Vicariato Leopoldina e pároco da Paróquia São Rafael Arcanjo, Alberto Gonzaga, conduziu um momento de oração e deu a bênção à nova gestão.
Após a cerimônia, foi servido churrasco acompanhado de saladas, sardinhas portuguesas assadas na brasa e caldo-verde. A tarde seguiu no Solar Espinhense com baile animado por Fernando Santos, que se apresentou com sua concertina, e com o Grupo Folclórico Fausto Neves da Casa de Espinho, que trouxe danças e cantares vareiros ao público presente. ■