
A 5.ª Conferência Brasil em Coimbra, organizada pela Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros (APEB) de Coimbra, realiza-se no dia 11 de abril, com credenciamento a partir das 13h e início às 14h, no Instituto Jurídico da Universidade de Coimbra, sob o tema “Vozes da Lusofonia: Língua, Poder e Pertencimento”, reunindo oradores de vários países para refletir sobre o papel da língua portuguesa na sociedade contemporânea.
O evento estrutura-se em quatro painéis temáticos que abordam o jornalismo, o meio académico, a linguagem criativa e as artes como espaços de construção de identidade e debate crítico.
No Painel 1, dedicado ao tema “Expressão e credibilidade no jornalismo: quem tem autoridade para falar?”, participa a jornalista Amanda Lima, editora-chefe do DN Brasil e comentadora da CNN Portugal, com experiência na cobertura de temas como imigração e direitos humanos, sendo a sessão moderada por Gustavo Ramos Schwabe, profissional com mais de duas décadas de carreira na televisão brasileira e atualmente doutorando na Universidade de Coimbra, onde investiga representações mediáticas.
O Painel 2, subordinado ao tema “Fronteiras invisíveis da língua: estigmas e legitimidade académica”, contará com a participação de Disakala Ventura, doutorando em Ciências da Comunicação com investigação centrada na violência digital e racismo algorítmico, de Leonardo Cabral, estudante de Medicina Dentária e antigo dirigente associativo cabo-verdiano em Coimbra, e de Emanuel Fernandes Domina, presidente da Associação de Estudantes da Guiné-Bissau em Coimbra.
A moderação deste painel estará a cargo de Gustavo Freitas, doutorando na área da comunicação, com trabalho focado em representações mediáticas e estudos pós-coloniais.
Já no Painel 3, “Linguagem criativa e intervenção: quem pode narrar a lusofonia?”, intervém Keissy Carvelli, doutora em Letras com trabalho sobre a função social da poesia e distinção académica recente, sendo a sessão moderada por Juliana Amaro, mestranda em Escrita Criativa e dinamizadora de projetos ligados à comunicação e narrativa contemporânea.
O programa inclui ainda um Painel 4, dedicado ao tema “Vozes que resistem: música e arte como território de identidade”, que contará com a participação de Luis Lomenha, escritor, roteirista e cineasta afro-brasileiro, criador e diretor da série “Os Quatro da Candelária” (Netflix) e doutorando em Arte Contemporânea na Universidade de Coimbra, com mais de duas décadas de experiência no audiovisual.
A moderação da sessão será feita por Rodrigo Silveira, músico, produtor e arte-educador radicado em Coimbra, cuja atividade cruza criação artística, projetos culturais e investigação académica sobre cultura e território.
Neste sentido, a conferência procura afirmar-se como um espaço de diálogo académico e cultural, promovendo a reflexão crítica sobre as dinâmicas de legitimidade, inclusão e representação associadas à língua portuguesa, reunindo a comunidade lusófona em Coimbra e reforçando o papel da cidade como ponto de encontro entre diferentes realidades culturais e científicas.
As inscrições podem ser efetuadas através do formulário online: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSedGwoEuP5vbIxuR30ud9y3-HXMMkevZcJRn-5ibZQzhULasQ/viewform ■




