
O festival “Dança em Trânsito” realizará, de 4 a 11 de agosto, no Rio de Janeiro, a primeira edição da vitrine “Cena Brasil”. A iniciativa reunirá programadores, curadores e diretores de festivais de dança de oito países. Eles acompanharão apresentações de 20 companhias e artistas brasileiros com potencial de circulação internacional.
Os convidados representam festivais e instituições da França, Espanha, Itália, Eslovênia, Bulgária, Luxemburgo, Coreia do Sul e Uruguai. Além disso, oferece residências artísticas e encontros entre profissionais brasileiros e estrangeiros voltados ao intercâmbio e à cooperação internacional.
As apresentações ocorrerão no Espaço Tápias e nos teatros Carlos Gomes, Nelson Rodrigues e João Caetano, além de uma programação gratuita na Praça Mauá.
Entre os participantes brasileiros, estão companhias e artistas do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Essas participações incluem obras de diferentes linguagens da dança contemporânea.
A programação começará com encontros do projeto Janelas para o Mundo. Nesse projeto, representantes dos festivais SIDance, da Coreia do Sul, e TROIS C-L, de Luxemburgo, irão apresentar o panorama da dança contemporânea em seus países e discutir possibilidades de colaboração com artistas brasileiros.
O encerramento do festival, em 11 de agosto, terá a apresentação da sul-coreana Lee K. Dance Company, no Teatro Municipal Carlos Gomes. ■






