“Fomentar a literatura na lusofonia” é o objetivo do acordo assinado entre três entidades em Madrid

Termo de Cooperação envolve a Europa Network, o Centro de Estudos da Comunicação Cooperativa e da Investigação Científica (CECCIC) e a Impacto Lusófono; primeiro evento comum será em Paris, em 2026

0
1
No dia 8 de junho, em Lisboa, as instituições apresentaram os planos de ação, público atendido e perspetivas para o próximo ano. Foto: divulgação
- Publicidade -

Foi assinado um Termo de Cooperação entre a Europa Network, o Centro de Estudos da Comunicação Cooperativa e da Investigação Científica (CECCIC) e a Impacto Lusófono para “fomentar a literatura na Lusofonia”. No dia 8 de junho, em Lisboa, as instituições apresentaram os planos de ação, público atendido e perspetivas para o próximo ano.

Durante o evento, a CEO da Europa Network, Linia Brandt, residente em Genebra, fez um resgate da sua atuação com a literatura nos últimos anos culminando com a criação do “Prémio Suisse Littérature Network”, também em Genebra, que condecora personalidades atuantes neste meio.

Esteve presente também a idealizadora do primeiro Seminário de Empreendimentos de Impacto Social em Países de Língua Portuguesa, Janaelle Neri. O Seminário realizado no mês de março, na capital portuguesa, reuniu agentes dos nove países de Língua Oficial Portuguesa e “mapeou as possibilidades criativas” ligadas à tecnologia e sustentabilidade para o “aperfeiçoamento de práticas nestes países, quer em ambientes empresariais, governamentais ou, ainda, ligadas ao Terceiro Setor”.

Da parte do CECCIC, esteve presente Bacar Queta, diplomata guineense com representação em Paris e a sua assistente Fatumata Quebe. A história do protagonismo de Guiné Bissau foi relatada e referenciada “reafirmando a importância do diálogo com os países africanos, reconhecendo o alto índice de produção literária, a qualidade das obras e a necessidade de maior investimento para as publicações”.

Ficou acordado que, no próximo ano, Paris irá contar com um evento que envolverá as três instituições e mais parceiros como embaixadas, consulados e Organizações Não Governamentais que mobilizam a cultura e arte na diáspora.

O acordo foi oficialmente assinado no evento “Década de Diálogo”, que aconteceu entre os dias 29 e 31 de julho em Madrid na “Casa do Brasil”, na Espanha, quando foram discutidas as ações de incentivo aos cidadãos em diásporas no que diz respeito a “todas as transversalidades do direito à mobilidade”.

Estiveram presentes no certame o Assessor Jurídico Eduardo Albano, a escritora e consultora Juliana, a mentora Joelma Silva, psicóloga especializada em traumas e desenvolvimento humano, e Uedison Pereira, escritor e crítico literário da Revista Europa Literatura Network.

Em defesa da lusofonia

Linia Brandt tem 55 anos, é cidadã suíça, italiana e brasileira. Reside no país helvético há 26 anos, onde construiu uma “trajetória profissional marcada pela diversidade, pelo compromisso social e pela valorização da multiculturalidade”. Formada no magistério com ênfase em Língua Portuguesa, História e Geografia, diplomou-se também na Suíça como professora de adultos em língua estrangeira, com especialização no ensino da Língua Portuguesa. Ampliou a sua formação com diplomas em Serviço Social Educacional e Web Design, consolidando a sua atuação nas áreas de inclusão digital e comunicação. Complementando o seu perfil humanista, é formada em Nutrição e Dietética pela IFAS Internacional e qualificada pela Cruz Vermelha Suíça como assistente de vida, prestando apoio direto a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Empreendedora e comunicadora, é escritora com três obras publicadas. Lidera a Europa Literatura Network, uma iniciativa literária voltada ao fortalecimento da produção intelectual lusófona. No campo institucional e comunitário, exerce a presidência da ONG L’art de Bien Vivre Suisse, dedicada à promoção da qualidade de vida por meio da arte e da cultura e do bem-estar. Atua ainda como diretora de Relações Internacionais da ONG Resiliere e do Clube da Terapia da Identidade, organizações sediadas na Suíça com foco em saúde emocional, inclusão e resiliência. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.