Funchal celebra diversidade cultural na 6ª edição da “Homenagem às Migrações”

Evento organizado pela Associação Diáspora no Mundo reuniu artistas internacionais e representantes de mais de dez comunidades estrangeiras residentes na Madeira

0
31
Artistas e grupos culturais se apresentaram na 6ª edição da “Homenagem às Migrações”, no Jardim Municipal do Funchal, na sexta-feira, 19 de setembro. Foto: divulgação
- Publicidade -

O Funchal acolheu, nesta sexta-feira, 19 de setembro, a 6ª edição da “Homenagem às Migrações”, iniciativa da Associação Diáspora no Mundo (ADNM), que destacou a diversidade cultural presente na Madeira. O evento, realizado no Auditório do Jardim Municipal, contou com o apoio da Câmara Municipal do Funchal e da Fundação INATEL, e teve entrada gratuita.

A programação reuniu apresentações de mais de dez comunidades estrangeiras residentes na ilha, incluindo Brasil, Cuba, Ucrânia, Venezuela, Egito, Estados Unidos, República Dominicana, Guiné-Bissau e México. Os seguintes grupos se apresentaram no evento: Bachata in Madeira, Baile Histórico, El Corazón Mariachi, Resenha do Chel, Grupo de Danças da Casa do Povo de São Martinho, Belly Dance Madeira, Open Dance Madeira, Lilia Silva e Kátia Casimiro.

O espetáculo também contou com os artistas internacionais Enrique Barrios (Espanha) e Roberto Music (Equador), além da apresentação da dupla Sandra & Ricardo, acompanhada de músicos. Segundo Lúcia Gomes, presidente da ADNM, “a Homenagem às Migrações é um tributo vivo às comunidades que fazem da Madeira um espaço de encontro, diálogo e respeito”.

A programação começou às 18h30 na Praça do Município, com a Caravana das Migrações, um desfile de motos ostentando bandeiras dos países representados. O percurso seguiu até o Palácio de São Lourenço, onde foi realizada uma homenagem às comunidades migrantes junto à estátua de João Gonçalves Zarco, acompanhada pela Banda Distrital, antes do início do espetáculo cultural no Jardim Municipal.

A vereadora do Pelouro da Diáspora e das Migrações da Câmara Municipal, Ana Bracamonte, destacou o papel do Funchal como terra de acolhimento e ligação entre povos. “Eventos como este demonstram a riqueza multicultural que se vive no Funchal e reforçam os laços entre diferentes comunidades e tradições”, afirmou.

Com esta edição, a ADNM reforça seu objetivo de promover a integração e o diálogo intercultural, celebrando a diversidade que contribui para a construção de uma sociedade mais plural e inclusiva. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.