A Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro (Inovcluster), localizada na região centro de Portugal, vai promover já no dia 25 de setembro, das 17h às 18h, um encontro em formato híbrido dedicado à apresentação da sua visão estratégica para os próximos anos. A sessão decorrerá presencialmente na sede da associação, em Castelo Branco, e será também transmitida online através da plataforma Teams.
O evento, designado “INOVCLUSTER 2030”, conta com três pontos centrais na agenda. O primeiro será a apresentação da nova estratégia da associação até 2030, que privilegia a inovação, a sustentabilidade e a internacionalização como pilares para reforçar a competitividade do setor agroindustrial. Segue-se a divulgação do catálogo de serviços, desenvolvido no âmbito do projeto “HUB4FOOD”, que disponibiliza às empresas ferramentas de apoio nas várias áreas em que a Inovcluster atua. Por fim, haverá uma sessão de esclarecimentos sobre o “Agribusiness 2025”, encontro internacional B2B que a Inovcluster está a organizar para novembro, em Santarém, e que pretende afirmar-se como uma “plataforma de parcerias e expansão de negócios a nível global”.
“A estratégia 2030 da Inovcluster não é uma estratégia da associação, é a estratégia de todo um ecossistema, e que, com o contributo de todos os que o integram, foram traçadas as linhas condutoras para os próximos anos, com enfoque no que deverão ser as nossas intervenções, em termos de projetos e atividades”, explicou Christelle Domingos, diretora executiva da Inovcluster, que sublinhou que esta iniciativa “servirá para lançar os passos necessários para conseguirmos almejar o “Gold Label” da European Cluster Excellence Initiative (ECEI), um reconhecimento de excelência para clusters de competitividade a nível europeu”, e que ressalta as boas práticas nesse cenário de atuação.
“Este evento será o pontapé de saída. Com esta estratégia, vamos iniciar um conjunto de dinâmicas e iniciativas internas, em colaboração estreita com os nossos associados, para, efetivamente, estarmos em condições de, no final de 2026, nos podermos candidatar ao “Gold Label”, destacou Christelle Domingos.
Segundo apurámos, a iniciativa dirige-se a associados, parceiros e demais stakeholders ligados à fileira agroalimentar e insere-se no esforço da Inovcluster em criar um “espaço de reflexão e de partilha sobre o futuro do setor”.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia em: https://forms.office.com/e/0trMqmTebi ■