Isabel Brilhante Pedrosa vai liderar diplomacia portuguesa no Brasil

Isabel Pedrosa, que sucederá a Luís Faro Ramos, será a primeira mulher a assumir a embaixada de Portugal em Brasília; funções iniciam dia 20 de janeiro

0
147
Isabel Brilhante Pedrosa. Foto: divulgação
- Publicidade -

O governo de Portugal decidiu nomear Isabel Brilhante Pedrosa como nova embaixadora de Portugal no Brasil, marcando um novo capítulo nas relações diplomáticas entre os dois países. Será a primeira mulher a assumir o posto em Brasília e terá a função de continuar a fortalecer a cooperação bilateral num momento de desafios geopolíticos.

A nomeação, que ainda depende de publicação oficial e da aceitação por parte do governo brasileiro, foi anunciada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, estando a transição prevista para ocorrer a partir de 20 de janeiro.

Isabel Brilhante Pedrosa acumula décadas de experiência internacional, incluindo uma atuação destacada no Serviço Europeu de Ação Externa da União Europeia (SEAE): entre 2017 e 2021, foi embaixadora da UE na Venezuela, período em que se tornou alvo de uma declaração de “persona non grata” pelo governo de Nicolás Maduro após a aplicação de sanções europeias a altos dirigentes do regime chavista, um episódio que ganhou repercussão internacional e evidenciou a firmeza da sua atuação em contextos sensíveis.
Após isso, serviu como embaixadora da UE em Cuba até 2025.

Nascida em Leiria, em 1964, Isabel Brilhante Pedrosa é diplomata de carreira com formação em Direito pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa e presença constante no serviço diplomático desde 1991.

Ao longo de mais de três décadas, ocupou diversos cargos no Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal e em representações no exterior.

A sua carreira inclui passagens pelo Consulado-Geral de Portugal em Caracas e pelas embaixadas em Maputo (Moçambique), Rabat (Marrocos), Díli (Timor-Leste), Trípoli (Líbia) e Windhoek (Namíbia), além de cargos de responsabilidade interna, incluindo Conselheira de Embaixada e subdirectora-geral.

Isabel Pedrosa chegará ao Brasil numa altura de profundas divergências regionais envolvendo os Estados Unidos e o governo venezuelano, numa conjuntura em que o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva criticou ações norte americanas relacionadas com a Venezuela e a situação de Nicolás Maduro, gerando debates diplomáticos na região.
Fontes indicam que, com esta trajetória, a nomeação de Isabel Brilhante Pedrosa visa trazer ao Brasil uma “vasta experiência diplomática em cenários complexos”, reforçando a tradição de Portugal no fortalecimento de laços bilaterais e na presença em fóruns internacionais.

Em novembro de 2025, a nossa reportagem conversou com o ainda embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, que enalteceu o papel do Brasil na América Latina, sublinhou que viveu bons períodos no país e recordou o reforço das relações bilaterais entre Brasil e Portugal, dando, como exemplo, a participação da comitiva portuguesa no G20, sendo Portugal país convidado do governo brasileiro, bem como a realização da Cimeira Brasil-Portugal.

A comunidade portuguesa no Brasil tem manifestado, nas redes sociais e durante eventos, uma imagem positiva da passagem de Faro Ramos pelo Brasil nos últimos cinco anos.
Faro Ramos cumpre, nos próximos dias, alguns dos últimos pontos da sua agenda no Brasil, como a entrega de uma homenagem, em nome do Presidente de Portugal, ao Real Gabinete Português de Leitura, numa cerimónia no Palácio de São Clemente. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.