
O jornalista radicado na capital brasileira, Brasília, Diego Queijo lançou, em 15 de junho, uma campanha de financiamento coletivo para viabilizar a publicação do livro-reportagem Pasajero en trance – uma história de Charly García no Brasil. A arrecadação ocorre pela plataforma Catarse e segue até 30 de julho.
Com lançamento previsto para novembro de 2026 pela Satolep Press, a obra resulta de mais de dois anos de pesquisa. O trabalho envolve investigação documental e consulta a arquivos públicos e privados. Além disso, realiza análise de materiais raros e conduz mais de 70 entrevistas. Essas entrevistas são com músicos, produtores, empresários, jornalistas e outros personagens ligados à trajetória do artista argentino no país.
Entre os entrevistados estão nomes como Gilberto Gil, Pedro Aznar, Charles Gavin, Flávio Venturini, George Israel, Billy Bond, Thedy Corrêa, Paulinho Moska, Vitor Ramil e integrantes dos Paralamas do Sucesso.
Segundo o autor, a pesquisa utiliza depoimentos, documentos, reportagens, fotografias, registros audiovisuais e bibliografia especializada para reconstruir episódios da presença de Charly García no Brasil.
A narrativa percorre cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Búzios, Xangri-lá e Gramado, reunindo relatos de shows, gravações, encontros e bastidores relacionados à circulação do músico pelo país.
A campanha busca custear as etapas de edição, revisão, diagramação, impressão e licenciamento de imagens do livro. ■




