Movimento “SABE” leva “saúde, escuta e prevenção” ao “Setembro Amarelo” em Lausanne

Participação no “Conexão Global Suíça” reuniu especialistas, terapeutas e profissionais de saúde num programa dedicado à prevenção do suicídio, escuta, bem-estar e criação de redes de apoio junto da comunidade lusófona

24
Fotos: Agência Incomparáveis
- Publicidade -

Linia Brandt, CEO, idealizadora e coordenadora do “Fórum Internacional SABE 2026 – Saúde, Autocuidado e Bem-Estar”, esteve em Lausanne no sábado, 26 de setembro, levando o “Movimento SABE” ao encontro promovido pela “Conexão Global Suíça” no âmbito da campanha “Setembro Amarelo”, dedicada à “valorização da vida e à prevenção do suicídio”. O encontro reuniu profissionais de saúde, lideranças comunitárias e membros da comunidade lusófona residente na Suíça.

Em formato de talk show, o programa teve início às 11h. A abertura foi conduzida por Ana Poltera, representante da “Conexão Global Suíça” no movimento “Setembro Amarelo”, seguindo-se a exibição do vídeo de apresentação do “Fórum Internacional SABE”. Na sequência, o painel reuniu três terapeutas numa conversa sobre saúde emocional, prevenção e redes de apoio.

Linia Brandt, CEO, idealizadora e coordenadora do “Fórum Internacional SABE 2026 – Saúde, Autocuidado e Bem-Estar”. Foto: Agência Incomparáveis

O médico Francisco Fernández, convidado principal, apresentou esclarecimentos sobre saúde mental, abordando os sinais de alerta, a importância de procurar ajuda e o papel da escuta e do acolhimento na prevenção. A sua participação aproximou o conhecimento médico do público e aprofundou o debate em torno do tema. Além de Fernández, estiveram no painel Anne Marie Cordoba, terapeuta em Medicina Tibetana e Celular; Madalena Gonçalves, criadora do Método MADA, que aborda o tema da menopausa; e Ronezete Antolini, terapeuta emocional.

O encerramento reuniu os participantes num registo coletivo, marcado pelo amarelo que simboliza a campanha.

O “SABE” nasceu para criar pontes entre conhecimento e cuidado. Por isso, ser recebido pelo “Setembro Amarelo” em Lausanne confirma que falar de saúde é também falar de presença, escuta e comunidade”, afirmou Linia Brandt, idealizadora e coordenadora do “Fórum Internacional SABE 2026”.

O “Setembro Amarelo” é uma campanha de consciencialização dedicada à valorização da vida e à prevenção do suicídio. Na Suíça, as pessoas em sofrimento emocional podem contactar gratuitamente “La Main Tendue” através do número 143, disponível 24 horas por dia.

Recorde-se que o “Fórum Internacional SABE – Saúde, Autocuidado e Bem-Estar” é uma iniciativa da “Revista Brasil Conexão Europa”, através da “RBCE Network”, com sede em Genebra, na Suíça. Em formato híbrido, reúne, ao longo de setembro de 2026, transmissões online e encontros presenciais, organizados em seis eixos temáticos: Conexão, Ciência, Inovação, Autocuidado, Bem-Estar e Longevidade. A iniciativa é idealizada e coordenada por Linia Brandt, CEO do Grupo ELB Network.

Saiba mais sobre o “Fórum Internacional SABE 2026” em: www.forumsabe.rbcenetwork.ch ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.