A Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP) passou a ter uma nova sede no Convento do Santíssimo Sacramento, em Lisboa. O espaço foi inaugurado oficialmente pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, numa cerimónia que contou com a presença do antigo Presidente da República, António Cavaco Silva, do ministro da Presidência, António Leitão Amaro, do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa, e do diretor-geral da DGACCP, embaixador Luís Ferraz.
Durante a sessão, realizada a 6 de novembro, Paulo Rangel sublinhou que o novo edifício representa “uma síntese entre a preservação da história e a projeção do país para o futuro”. O governante destacou ainda que o espaço, agora renovado, “combina o espírito que o Ministério dos Negócios Estrangeiros deve ter, sendo capaz de honrar a tradição portuguesa e, simultaneamente, preparar-se para os desafios de amanhã”.
O ministro elogiou as “instalações moderníssimas” da DGACCP, salientando a importância de dotar os serviços consulares de melhores condições de trabalho e de resposta às necessidades dos portugueses espalhados pelo mundo.
“Este é um edifício que preserva a história do Estado, mas que foi pensado para servir Portugal e as suas comunidades, no presente e no futuro”, frisou o ministro dos Negócios Estrangeiros.
A nova sede, situada num dos mais emblemáticos edifícios históricos de Lisboa, simboliza a modernização administrativa e tecnológica do serviço diplomático português, reforçando o compromisso do país com a valorização das suas comunidades no estrangeiro. ■





