
O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), sob o selo Portugal Polytechnic Universities, conduziu uma missão de duas semanas em julho, reunindo representantes de 11 instituições politécnicas portuguesas em seis cidades brasileiras.
São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Recife e Maceió foram os destinos da delegação, cuja agenda buscou aprofundar relações institucionais, atrair estudantes, participar de eventos setoriais, promover reuniões bilaterais com autoridades locais e fomentar parcerias com empresas e organizações.
O Brasil é considerado estratégico para o ensino superior português. “O Brasil continua a ser um mercado de elevado potencial de atração de novos estudantes e de investimentos significativos, razão pela qual Portugal, com a colaboração do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, tem desenvolvido iniciativas diversificadas, fazendo espelhar um País de inovação, tecnologia e ciência, aberto a todos”, destacou o CCISP.
Atualmente, cerca de 25% dos estudantes internacionais matriculados em Portugal são brasileiros — aproximadamente 20 mil — distribuídos por diversas instituições por meio do Estatuto de Estudante Internacional.
A missão iniciou em São Paulo, com uma visita ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, seguida de uma recepção oficial no Consulado Geral de Portugal. No Rio de Janeiro, a delegação foi recebida na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde foram realizadas sessões técnicas e reuniões bilaterais, incluindo um encontro com a Rede de Assessorias Internacionais das Universidades do Rio de Janeiro (Reari), para “reiterar e reforçar a aposta na internacionalização do ensino superior português”.
Em Salvador, os representantes participaram do II Seminário Luso-Brasileiro de Educação, realizado nos dias 10 e 11 de abril no Instituto Federal da Bahia (IFBA). O evento foi promovido pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e pelo CCISP.
As instituições portuguesas também participaram de seis edições do Salão do Estudante, com um estande unificado e apoio da Agência Erasmus+, vinculada ao Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI).
A delegação foi composta por representantes dos Institutos Politécnicos de Castelo Branco, Cávado e do Ave, Coimbra, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Viseu e da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. ■