Portugal brilhou no XV Festival da Canção Feceporven na Venezuela

Aproximadamente 600 pessoas reuniram-se nas instalações do clube para assistir ao evento

0
20
Foto: divulgação
- Publicidade -

No último sábado, 15 de novembro, após uma década de ausência, a Federação dos Centros Portugueses da Venezuela (Feceporven) retomou o seu Festival da Canção, edição número 15, no Salão Luís Vaz de Camões da Casa Portuguesa do estado de Aragua, localizada na cidade de Turmero, perto de Maracay, a 119 km a oeste de Caracas.

Aproximadamente 600 pessoas reuniram-se nas instalações do clube para assistir à XV edição do Festival da Voz Feceporven. Com a participação de seis clubes portugueses a nível nacional, entre eles: Centro Português Venezuelano de Guayana, Centro Social Madeirense, Casa Portuguesa Venezuelana, Centro Social Larense, Centro Social Luso Venezuelano de Araure e o anfitrião Casa Portuguesa do estado de Aragua.

O presidente da Federação dos Centros Portugueses da Venezuela, David Alcaria, saudou todos os presentes, presidentes e cantores concorrentes dos clubes por assistirem e participarem no regresso do Festival da Canção Feceporven, pelo que considerou ser motivo de alegria o regresso do evento que expõe os talentos musicais da comunidade portuguesa na Venezuela. Em seguida, o Grupo Folclórico Amizade animou os presentes com peças do folclore madeirense.

O júri é presidido pela fadista luso-venezuelana Liliana de Faría, acompanhada pelos especialistas em música María José Ferreira, Relvis González, Rafael Zavala e Martinho Figueira Vieira. O evento contou com a animação de José Vieira, Norelis Osorio, Nelson Perpetua e Sergio Ramos e com a presença da Conselheira das Comunidades Portuguesas, Fátima de Pontes.

Como é tradição, o festival avaliou as seguintes categorias com as modalidades de línguas: espanhol e português, distribuídas nas seguintes categorias: Voz Branca de 07 a 12 anos, Voz Cristal de 13 a 17 anos, Voz Prata de 18 a 35 anos, Voz Dourada, 38 anos ou mais, Categoria Especial de Dueto e Canção Inédita Livre. Destas, competiram 39 cantores e compositores dos seis clubes em competição.

O clube anfitrião desta edição, a Casa Portuguesa do estado de Aragua, conquistou o maior número de estatuetas ao obter o primeiro lugar em Voz Blanca em espanhol, Voz Cristal em espanhol e português, Voz Plata em português, Dueto e Inédita, além de um terceiro lugar em Voz Blanca em espanhol, Voz Dorada em espanhol e português e um segundo lugar em Inédita.

O Centro Social Luso-Venezolano de Araure teve uma participação de destaque ao conquistar o primeiro lugar em Voz Dourada em português, o segundo e terceiro lugares em Voz Cristal em espanhol e o segundo lugar em Voz Dourada em espanhol. Por sua vez, o Centro Social Madeirense conquistou o primeiro lugar em Voz Branca em português, Voz Cristal em português, segundo lugar em Voz Prata em português e Voz Dourada em português.

Da mesma forma, o Centro Luso Larense obteve o segundo e terceiro lugares em Voz de Prata em espanhol através dos irmãos Colmenares e o primeiro lugar em Voz Dourada em espanhol. A Casa Portuguesa Venezolana, com a sua única representante Yadelli Marques, conquistou o primeiro lugar em Voz Prata em espanhol. Assim como o clube de Carabobo, o Centro Português Venezuelano de Guayana teve uma representação mínima de dois expoentes: Miriam Arellano e Juan Carlos Ramos na categoria Voz Dourada.

O evento serviu de ocasião para a entrega de um reconhecimento ao produtor geral do evento, Nelson Perpetua, entregue pelo presidente da Federação dos Centros Portugueses da Venezuela (Feceporven), David Alcaria, que reconheceu o árduo trabalho do vocalista dos Portu Sounds, por estar à frente do apoio logístico e geral da realização do XV Festival da Canção Feceporven 2025.

O maior evento de talento musical da comunidade portuguesa na Venezuela terminou com a designação do Centro Social Luso-Venezolano de Araure, no estado de Portuguesa, como sede do XVI Festival da Canção Feceporven, que será realizado provisoriamente no sábado, 14 de novembro de 2026. Um mês depois dos XVII Jogos Desportivos Feceporven 2026, que serão realizados de 9 a 12 de outubro na Casa Portuguesa do estado de Aragua.  ■

Marcos Ramos Jardim, correspondente na Venezuela

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.