
O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, completou 95 anos em 12 de outubro. A data foi celebrada com uma programação que incluiu missa, abertura de uma exposição sobre o monumento, lançamento de selo comemorativo e uma ação de atendimento gratuito à população em situação de vulnerabilidade no Rio de Janeiro.
As atividades começaram às 7h, com a abertura da mostra “Cristo Redentor – Rumo aos 100 Anos”, no Centro de Visitantes Paineiras. A exposição reuniu obras que deverão integrar o futuro Museu do Cristo Redentor.
Às 7h30, o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta, presidiu uma missa pelos 95 anos do monumento e pelo dia de Nossa Senhora Aparecida.
Após a celebração, os Correios lançaram um selo criado pelo artista Oskar Metsavaht para a data. Também foi realizada a descaracterização dos cunhos usados na produção de medalhas comemorativas, cuja tiragem foi limitada a 410 unidades, entre versões em bronze e bronze dourado.

Na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, uma ação juntou serviços e atendimentos gratuitos para pessoas em situação de vulnerabilidade. A programação incluiu cerimónia de abertura, cortejo de Nossa Senhora e oração do Ângelus.
No Cristo Redentor, também houve missas.
Inaugurado em 1931, o monumento chega aos 95 anos com atividades distribuídas ao longo de outubro.
A programação deste ano também abriu a contagem para o centenário, que será celebrado em 2031. ■






