Santuário da Virgem de Fátima na Venezuela recebeu imagem Peregrina vinda de Portugal

Depois de passar por Caracas, Petare e Los Teques, a Virgem Peregrina nº 3 de Nossa Senhora de Fátima continuará a sua viagem até dia 8 de setembro por várias cidades e regiões da Venezuela

Circuito inclui ciudades, como San Fernando de Apure, El Tigre, Ciudad Bolivar, La Guaira, El Vigia, Machiques, Maracaibo, Coro, Punto Fijo, Guatire, Valles del Tuy, Puerto Cabello, Barquisimeto e Guanare
- Publicidade -

Durante a manhã de domingo, 25 de agosto, a comunidade portuguesa e os paroquianos residentes na Diocese de Los Teques viveram momentos de profunda espiritualidade com a visita da Imagem Peregrina nº 3 trazida do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal. Estiveram presentes dez peregrinos portugueses da Diocese de Leiria-Fátima e membros da Pastoral Juvenil Venezuelana. 

O dia de domingo começou com uma caravana da Basílica de Santa Teresa, no centro de Caracas, até ao Santuário da Virgem de Fátima, no municipio de Carrizal, onde se rezou o Santo Rosário. A Imagem Peregrina, que já havia visitado o Santuário em 2017, percorreu as instalações do templo entre cânticos e orações.

Em seguida, às 9h30, teve início a celebração eucarística que inaugurou oficialmente a Terceira Peregrinação da Virgem de Fátima à Venezuela, presidida pelo Bispo da Diocese de Los Teques, Freddy Fuenmayor e concelebrada pelo Bispo de Puerto Cabello, José Antonio Da Conceição, acompanhado pelo Bispo da Diocese de El Tigre, José Manuel Romero e pelos presbíteros: Armelim De Sousa, Henry Rivero e Orlandino Bom, este último o sacerdote dos peregrinos portugueses. 

Durante a homilia, Monsenhor Fuenmayor destacou a efervescência da sociedade venezuelana no seu encontro com a fé cristã, onde têm experimentado o amor de Deus através da devoção à Virgem Maria e o legado da comunidade portuguesa na difusão desta devoção por todo o país, perante os milhares de paroquianos que se reuniram na igreja.

Depois da comunhão, Helena Pedrosa, porta-voz do Projeto de Intercâmbio Internacional Interdiocesano que conforma as paroquias de Coimbrão e Monte Redondo, criado este ano de 2024 e que surgiu após o acolhimento da delegação peregrina da Venezuela durante a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, para promover a evangelização missionária entre Portugal e a Venezuela, leu em espanhol uma mensagem do Reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Portugal, Carlos Cabecinhas. 

A missa culminou com a tradicional procissão da Virgem de Fátima à volta da igreja, animada pelos cânticos do clero, dos peregrinos e dos paroquianos presentes. O reitor do Santuário da Virgem de Fátima de Carrizal, Henry Rivero, expressou a sua alegria pela chegada da imagem ao país sul-americano, afirmando que se trata de uma grande bênção para toda a comunidade que vive no templo situado no sector de Lomas de Urquia. 

Em duas semanas percorrerá todo o país

Depois de passar por Caracas, Petare e Los Teques, a Virgem Peregrina nº 3 de Nossa Senhora de Fátima continuará a sua viagem até domingo, 8 de setembro, por várias cidades e regiões da Venezuela, tais como: San Fernando de Apure, El Tigre, Ciudad Bolivar, La Guaira, El Vigia, Machiques, Maracaibo, Coro, Punto Fijo, Guatire, Valles del Tuy, Puerto Cabello, Barquisimeto e Guanare.

A novidade desta ocasião é que, pela primeira vez, a Virgem Peregrina de Fátima de Portugal visitará, nos dias 28 e 30 de agosto, as comunidades indígenas de Kariña Barbonero, em El Tigre, no estado de Anzoátegui, e de La Periquera, no estado de Bolívar, que conta com uma capela em honra da invocação homónima, fundada por sacerdotes franciscanos, sendo a única população indígena da Venezuela que tem uma igreja em honra de Nossa Senhora de Fátima.

De igual modo, o périplo culminará em Guanare, cidade fundada a 3 de novembro de 1591 pelo português João Fernandes de Leão e Pacheco, onde se realizará um emotivo encontro destas duas importantes advocações marianas a partir do Santuário Nacional da Virgem de Coromoto, no âmbito do 373º aniversário da aparição da Padroeira da Venezuela, evento que simboliza a união dos fiéis venezuelanos e portugueses na sua devoção à Mãe de Deus.

Marcos Ramos Jardim, correspondente na Venezuela

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.