“Saveurs du Portugal” chega a Estrasburgo

Projeto visa "unir qualidade, tradição e inovação, elevando a notoriedade da gastronomia portuguesa na Europa e fortalecendo os laços entre as comunidades portuguesas e as suas raízes”

64
Ao todo, serão dois dias dedicados à promoção, degustação e valorização dos produtos das regiões do Alto Minho e do Baixo Alentejo nas tardes dos dias 29 e 30 de junho em locais a anunciar. Foto: Nelson Coelho
- Publicidade -

Estrasburgo recebe, nos dias 29 e 30 de junho, a segunda etapa do “Saveurs du Portugal”, projeto que junta a Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral (NERBE/AEBAL) e a Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) com o objetivo de “trazer para o coração da Europa o melhor da gastronomia de cada uma destas regiões”.

Ao todo, serão dois dias dedicados à promoção, degustação e valorização dos produtos das regiões do Alto Minho e do Baixo Alentejo nas tardes dos dias 29 e 30 de junho em locais a anunciar. A participação faz-se por convite. Porém, se trabalha na área da distribuição de produtos portugueses, poderá entrar em contacto pelo e-mail: saveurs@bomdia.eu para poder receber um convite.

À semelhança da primeira mostra, que teve lugar no Luxemburgo, o programa volta a incluir uma ação de ‘show-cooking’ dirigida a profissionais do setor da restauração e distribuição, bem como momentos de contacto direto entre produtores portugueses e compradores em França, reforçando a estratégia de internacionalização das empresas envolvidas.

Segundo apurámos, o intuito é “consolidar a presença de produtos portugueses em mercados externos qualificados e reforçar a ligação da diáspora às suas raízes gastronómicas, através de experiências sensoriais, eventos e iniciativas de promoção da gastronomia contemporânea portuguesa”.

De acordo com os promotores, “este projeto dá acesso a mercados externos qualificados, visibilidade junto da diáspora portuguesa, participação em eventos e ações de promoção e contacto com chefs, compradores e distribuidores”.

A edição inaugural, realizada em fevereiro no Luxemburgo, reuniu profissionais da restauração e hotelaria num programa de dois dias centrado na promoção B2B, com especial destaque para mostras de produtos, sessões de degustação, “workshops” e momentos de “networking” entre empresários.

O primeiro dia decorreu no restaurante Piri Piri, do Manso Group, onde foram apresentados produtos endógenos do Alto Minho e do Baixo Alentejo, num contexto de degustação e promoção junto de decisores do setor. O espaço acolheu ainda um jantar temático assinado pelo chef da casa, Pedro Matos.

No segundo dia, a comitiva visitou uma superfície comercial dedicada a produtos portugueses, reforçando a ligação ao retalho local. O programa terminou com um momento institucional na residência oficial do Embaixador de Portugal no Luxemburgo, num encontro que reuniu empresários e convidados num ambiente de ‘networking’ empresarial.

O “Saveurs du Portugal” representa, segundo os seus idealizadores, “um esforço conjunto para unir qualidade, tradição e inovação, elevando a notoriedade da gastronomia portuguesa na Europa e fortalecendo os laços entre as comunidades portuguesas e as suas raízes”.

Esta iniciativa é apoiada pelo COMPETE 2030, pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. A coordenação está a cargo da CH Consulting, com o apoio do jornal BOM DIA. ■

Agência Incomparáveis, com Bom Dia

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.