Suíça: Jovens latino-americanos conquistam vaga em evento internacional de dança no país europeu

Três dançarinos brasileiros e uma argentina vão representar a América Latina no Prix de Lausanne, em 2026

0
32
Fotos: Filipe Aguiar.pri
- Publicidade -

Quatro jovens dançarinos realizarão o sonho de participar, gratuitamente, do Prix de Lausanne, uma das mais prestigiadas competições internacionais de ballet. A pré-seleção latino-americana, promovida em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, foi conhecida dia 26/09, após dois dias de audições e apresentações no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, reunindo 55 talentos entre 15 e 18 anos, vindos de sete países.

O ponto alto do evento foi a escolha de quatro finalistas: três brasileiros e uma argentina, que representarão a região na etapa final do concurso, entre 1 e 8 de fevereiro de 2026, na Suíça. Além da oportunidade, os selecionados terão todas as despesas de viagem e hospedagem pagas.

Para a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, a parceria com o Prix de Lausanne reforça o papel do Estado na valorização da dança e na democratização do acesso à cultura.

“Receber este evento no Theatro Municipal reafirma o Rio de Janeiro como um palco de relevância internacional, pronto para revelar novos talentos. É muito significativo termos reunido 55 jovens de sete países diferentes, cumprindo o nosso objetivo de abrir caminhos para a dança na América Latina. E, mais especial ainda, é saber que esses quatro jovens viajarão com todas as condições garantidas, transformando um sonho em uma porta aberta para o futuro profissional deles”, destacou Danielle Barros.

A Pré-seleção 2025 foi organizada pelo Prix de Lausanne em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SececRJ), o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o Consulado Geral da Suíça no Rio de Janeiro e o Serviço Social do Comércio (Sesc).

Talentos “selecionados”

Durante a etapa latino-americana, sediada pelo Rio de Janeiro, foram escolhidos: Luisa Costa, Pietra Rego e Victor Hugo Santos, do Brasil, e Martina Tolaba, da Argentina.

Natural do Rio de Janeiro e aluna do Espaço Etoiles de la Danse, Pietra Rego, 15 anos, não escondeu a emoção de poder realizar o sonho de criança e representar o Brasil na competição.

“Comecei no ballet com três anos, numa pequena escola perto de casa, e aos poucos fui me dedicando cada vez mais. Quando soube que este ano a pré-seleção seria no Rio, fiquei muito feliz, pois sempre acompanhei o Prix. No momento em que anunciaram o meu nome entre os escolhidos, senti um alívio enorme, pois foi como ver um sonho de infância se realizar”, contou Pietra.

Recorde-se que, criado em 1973, o Prix de Lausanne é uma competição internacional de ballet, realizada anualmente na Suíça. Tem como público-alvo jovens dançarinos, com idades entre 15 e 18 anos, que procuram seguir carreira profissional na área. O objetivo é “descobrir, promover e garantir suporte aos melhores talentos ao redor do mundo”.

Durante a pré-seleção latino-americana, que aconteceu este ano no Rio de Janeiro, Brasil, quatro dançarinos foram selecionados para competir no Prix de Lausanne 2026. Em solo suíço, terão a oportunidade de receber uma bolsa de estudos para estudar numa das escolas ou companhias parceiras do evento, onde o seu desenvolvimento será monitorizado, além de receberem subsídio para cobrir a sua saúde, educação e acomodação durante a estada.

“O concurso já revelou grandes estrelas da dança e muitos dos antigos vencedores são agora estrelas de destaque no cenário mundial da dança”, disseram os responsáveis pelo governo fluminense. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.