
A sede do JNcQUOI Members Club, em Lisboa, foi palco, dia 29 de outubro, de um almoço executivo organizado para assinalar a posse da nova diretoria, corpos sociais e comités da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira (CCILB). O encontro, reservado, promoveu “conversas estratégicas sobre negócios e aproximação de líderes brasileiros e portugueses”.
O evento incluiu a mesa-redonda “Liderança e Sustentabilidade: como alinhar crescimento e impacto”, apresentada por André Rocha, conselheiro executivo do Grupo Casais e diretor do Sustainable Business Center da Porto Business School.
O presidente reeleito da CCILB, Otacílio Soares, considerou o encontro um momento para “promover conexões, trocar ideias e dar início” à nova gestão com o propósito de estimular a aproximação, a participação ativa dos associados e fortalecer a rede de cooperação e negócios luso-brasileira.
Durante o seu discurso, Soares definiu a Câmara como “um ecossistema vivo de confiança, cooperação e oportunidades entre Portugal e o Brasil” e “um espaço de diálogo e resultados concretos”.
Este responsável realçou que tornará a CCILB “mais ativa, útil e relevante para os seus associados” com os Comités Setoriais nas áreas do turismo, sustentabilidade, inovação e tecnologia, cultura, liderança feminina e negócios, “que terão papel central na programação dos próximos meses” para unir empresas, especialistas e instituições portuguesas e brasileiras.

Otacílio Soares prometeu criar um Clube de Negócios voltado aos associados para que possam “gerar e captar oportunidades dentro do próprio ecossistema da Câmara, uma rede viva de colaboração, onde cada empresa poderá oferecer vantagens, produtos e serviços aos demais membros, fortalecendo o comércio recíproco, a confiança e o networking qualificado”.
Além de outras ações a serem implementadas, o presidente da CCILB anunciou a mudança do site da entidade para torná-lo num “hub de negócios e informação, com acesso facilitado a contatos, eventos, relatórios setoriais e oportunidades de cooperação entre Portugal e o Brasil”.
Soares concluiu o discurso destacando a nova fase da CCILB como um meio de garantir novas oportunidades empresariais entre Portugal e Brasil.
“O nosso papel é simples e ambicioso: transformar a afinidade luso-brasileira em vantagem competitiva global”, finalizou Otacílio Soares. ■




