
O Turismo de Portugal e o Turismo do Algarve saudaram o anúncio oficial da Fórmula 1, que confirmou o regresso do Grande Prémio de Portugal ao Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, para as temporadas de 2027 e 2028.
O regresso de Portugal ao calendário da Fórmula 1 resultou de um trabalho conjunto e empenhado de uma task force nacional que, durante os últimos meses, envolveu o Governo de Portugal, o promotor Parkalgar, o Turismo de Portugal e o Turismo do Algarve.
A confirmação representa assim um renovado voto de confiança internacional na capacidade organizativa de Portugal e na excelência técnica do AIA, reconhecido por pilotos e equipas como um dos traçados modernos mais desafiantes e emocionantes do campeonato.
Para a região do Algarve em concreto, a realização do Grande Prémio de Portugal representa um impulso adicional à procura turística, dinamizando a economia regional, fortalecendo o tecido empresarial e promovendo segmentos estratégicos como o turismo desportivo e o turismo de eventos.
O Autódromo já havia demonstrado a sua relevância estratégica em 2020 e 2021, quando, em pleno contexto pandémico, assegurou com elevado rigor operacional, segurança e eficiência a realização do Grande Prémio de Portugal, garantindo a continuidade do campeonato mundial e projetando o país como um verdadeiro caso de sucesso à escala global.
Estudos realizados após essas edições não apenas indicaram um impacto económico e promocional estimado em cerca de 100 milhões de euros por Grande Prémio como também concluíram que o evento representou uma das maiores oportunidades de exposição internacional para Portugal e para a Marca Algarve, alcançando uma audiência média de aproximadamente 70 milhões de espectadores por fim de semana de corrida e uma base global de 827 milhões de fãs da Fórmula 1.
Com a confirmação das edições de 2027 e 2028, Portugal volta a integrar o restrito grupo de países anfitriões do mais prestigiado campeonato de automobilismo do mundo.
Ainda assim, o Turismo de Portugal e o Turismo do Algarve antecipam que o impacto económico e o retorno mediático deverão superar largamente os valores registados em 2020 e 2021, impulsionados pela normalização das viagens internacionais e pelo crescimento expressivo das audiências globais da Fórmula 1 nos últimos anos.
Para o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado, o regresso da Fórmula 1 “confirma o reconhecimento crescente do país como destino de referência para eventos de nível mundial” e está alinhado com a estratégia do Governo para o turismo e para a economia nacional, reforçando a projeção internacional do país.
O presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, sublinhou que a Fórmula 1 “volta a colocar Portugal no centro das atenções globais”, contribuindo para consolidar o posicionamento do país como um destino moderno, competitivo e capaz de acolher eventos de grande escala mundial.
Já o presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, destacou que o regresso da prova a Portimão reforça a visão estratégica para o Autódromo Internacional do Algarve e para a afirmação da região como palco de grandes eventos internacionais, garantindo padrões elevados de excelência, segurança e hospitalidade, já reconhecidos mundialmente em 2020 e em 2021. ■




