
A cidade de Viseu, no coração vinícola de Portugal, foi palco, no dia 7 de junho de 2025, da 27ª edição do “Desfile Nacional do Traje Popular Português”. O evento anual, verdadeiro mosaico da identidade lusa, contou com a presença do Grupo de Folclore Casa de Portugal (GFCP), sediado no Principado de Andorra, que enviou uma delegação de sete membros para integrar os diversos “quadros” de festa e romaria.
Cerca de 1.100 folcloristas, vestidos com trajes tradicionais da primeira metade do século passado, transportaram o público por cenas do cotidiano rural e festivo português: do nascimento à morte, da devoção religiosa ao trabalho diário, culminando nas celebrações populares. Organizado pela Federação do Folclore Português, o desfile exibe anualmente a riqueza e as nuances dos trajes que moldaram a história do país.
Daniel Café, presidente da Federação do Folclore Português, saudou as representações andorrana e francesa, reconhecendo o “esforço de viajarem de tão longe para representar o trajar nacional”. A receptividade também se estendeu às palavras de Fernando Ruas, presidente da Câmara de Viseu. Ruas, que em 2023 recebeu o alcalde de Andorra la Vella, David Astrié, sublinhou a importância dos grupos da diáspora “como elos que fortalecem a portugalidade além-fronteiras”.
Para José Luis Carvalho, presidente do GFCP, o desfile representou uma oportunidade valiosa para “a partilha de experiências entre a delegação andorrana e os grupos de Portugal, impulsionando futuras visitas ao Principado através da cultura popular e dos festivais organizados pelo nosso grupo”. ■