Voz luso-americana, que conquistou Portugal, quer inspirar o mundo

Júlia Machado venceu o “The Voice Kids Portugal” em 2023 e mantém uma ligação profunda a Portugal

0
25
A carreira de Júlia Machado tem evoluído com lançamentos que mostram versatilidade e maturidade artística. Foto: divulgação
- Publicidade -

Júlia Machado, jovem cantora luso-americana nascida em agosto de 2010 em Nova Jérsia, nos Estados Unidos, é hoje uma das vozes mais promissoras da nova geração depois de vencer o “The Voice Kids Portugal” em 2023. Apesar de viver no estrangeiro, mantém uma ligação profunda a Portugal, país que visita todos os verões, dividindo o tempo entre a Nazaré, famosa pelas ondas gigantes, e Monsanto do Ribatejo.

A paixão pela música surgiu cedo. Aos seis anos, iniciou aulas de canto na Jersey Shore Music Academy, depois de os pais perceberem que tinha talento. Os primeiros passos em palco foram dados em produções como “A Pequena Sereia” no Count Basie, em Red Bank, NJ. Seguiram-se “Matilda – The Musical” e “O Rei Leão” da Disney, onde interpretou Nala.

Determinada desde criança, Júlia sonhava com o “The Voice Kids” e, para concretizar esse objetivo, atravessou o Atlântico e viveu cinco meses com os avós maternos em Portugal, chegando a concluir o ano letivo na mesma escola frequentada pelos pais mais de 20 anos antes. No programa, foi “salva” por Fernando Daniel durante as batalhas e sagrou-se campeã com apenas 12 anos.

Nesse mesmo ano, representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção Júnior, em Nice, França, com o tema “Where I Belong”, composto por Fernando Daniel, João Direitinho, Aurora Pinto e produzido por Luís “Twins” Pereira. A canção, que reflete a saudade e o sentimento de pertença, tornou-se um hino para a comunidade portuguesa espalhada pelo mundo.

Desde então, a carreira de Júlia Machado tem evoluído com lançamentos que mostram versatilidade e maturidade artística. Em “Rollercoaster”, segundo single, interpreta em português e inglês a mensagem de que, “apesar dos altos e baixos da vida, desistir não é opção”. Com “Girl Next Door/Cosas Del Amor”, em dueto com a espanhola Sandra Valero, Júlia explora o universo de um amor juvenil não correspondido, consolidando a ligação artística criada na Eurovisão Júnior.

Mais recentemente, lançou “Burden”, canção que marca a sua estreia como letrista. Nesta composição partilhada com Twins, Júlia dá voz a quem se sente esquecido ou um peso para os outros, reforçando o seu desejo de que a música seja um veículo de empatia e mudança social, algo que também pauta o seu discurso contra o “bullying”, inspirado pelas suas próprias experiências.

Hoje, aos 14 anos, Júlia Machado é já um nome a seguir no panorama musical, unindo raízes portuguesas e vivência americana num percurso que, apesar de recente, demonstra talento e compromisso com causas que ultrapassam o palco.

Em 2024, regressou à Eurovisão Júnior, em Madrid, como porta-voz de Portugal na atribuição dos pontos do júri nacional, reencontrando-se com Sandra Valero para um momento especial que emocionou os fãs.

Júlia Machado carrega na voz a força de duas pátrias. A cada canção, leva um pedaço de Portugal para além-fronteiras, provando que as raízes não se perdem com a distância. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.