
A Galeria Visit Brasil será realizada pela primeira vez em Lisboa, entre 25 de fevereiro e 1º de março, na Rua da Boavista, 54, na região do Cais do Sodré, com entrada gratuita. Organizado pela Embratur, o evento reúne exposição, exibição de documentários, debates, apresentações musicais, gastronomia e oficinas, tendo o Oceano Atlântico como eixo temático.
A programação central é a exposição “Oceano – Descubra o Brasil em Paisagens Bordadas pelo Atlântico”, com fotografias, artesanato, vídeos e recursos sonoros. O público também poderá participar de experiências com óculos de realidade virtual que simulam mergulhos em Fernando de Noronha e nos Lençóis Maranhenses.
No dia 25, a abertura inclui exibição do documentário “Quanto Vale o Azul?”, tour guiado com o designer Renato Imbroisi e sarau do projeto Rua das Pretas, de Pierre Aderne. Nos dias seguintes, estão previstas rodas de conversa sobre conservação marinha e turismo, lançamento de documentário, debates sobre gastronomia com chefs brasileiras, oficina de frevo, degustações e apresentações de DJs.
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a proposta é destacar o mar como elemento central na promoção turística e na conservação ambiental.
A edição em Lisboa ocorre na mesma semana do Better Tourism Lisbon Travel Market (BTL), que em 2026 terá o Brasil como país convidado. Dados divulgados pela organização indicam que o Brasil recebeu mais de 9 milhões de visitantes internacionais em 2025, 40% a mais que em 2024. Desse total, 273 mil eram portugueses. ■




