Célia Stamford assume presidência do Conselho Regional das Comunidades Portuguesas para a América Central e do Sul

Nomeação aconteceu durante reunião desse Conselho em Recife, no Brasil, reunindo autoridades portuguesas e luso-brasileiras

0
232
- Publicidade -

A Reunião do Conselho Regional das Comunidades Portuguesas para a América Central e do Sul, do Conselho das Comunidades Portuguesas, órgão consultivo do governo português, contou, entre os dias 21 e 22 de março, com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, que fez uma homenagem póstuma a José Miranda Reis de Melo, cidadão que, por longos anos, foi conselheiro do CCP pelo ciclo Recife e Salvador. Estiveram também presentes o conselheiro de Embaixada e responsável pelo posto consular de Recife, Francisco Duarte Azevedo, o presidente do Conselho Permanente do CCP e deputado à Assembleia da República portuguesa, Flávio Martins, e o presidente da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, Carlos Lopes.

Segundo apurámos, dentre as principais atividades deste evento, os conselheiros visitaram o Gabinete Português de Leitura, onde foram rececionados pelo presidente Celso Gaspar, que apresentou o que vem sendo realizado pelo Gabinete em prol da comunidade portuguesa e luso-descendente e da cultura no Estado. Tiveram um dia inteiro de trabalho realizado nas dependências do Clube Português do Recife, onde foram recebidos pelo presidente Jorge Marinho e pelo diretor Jurídico, Ivo Amaral.

Os conselheiros apresentaram os relatórios anuais das Secções e Áreas Consulares conforme previsto na lei 66-A. Além de debaterem temas que envolveram assuntos consulares, o voto eletrónico, como também quanto aos conselhos consultivos e às permanências consulares, aos apoios e questões económicas e sociais.

Francisco Azevedo, conselheiro de Embaixada responsável pelo consulado do Recife; Célia Stamford, nova presidente do Conselho Regional das Comunidades Portuguesas para a América Central e do Sul e conselheira do CCP por Recife e Salvador; e o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário

Foram ainda apresentados os resumos das ações das Secções e Subsecções Locais Argentina, Brasil, Uruguai e Venezuela, e foi concluída a redação do documento final e votação do documento de ação comum para os anos de 2025 e 2026.

Durante o encontro, a conselheira Célia Stamford foi nomeada presidente do referido Conselho Regional das Comunidades para o ano de 2025/2026.

Esta responsável enfatizou os “deveres e responsabilidades dos trabalhos realizados pelos conselheiros para com a comunidade portuguesa e na divulgação das tradições portuguesas no mundo”.

Esta responsável sublinhou que, no encontro, foi possível tratar de “temas significativos para a comunidade portuguesa e luso-descendente, como a situação em que se encontraram, atualmente, as instituições portuguesas de cada região e os trabalhos que cada uma realiza”.

Por fim, Célia Stamford encerrou a reunião referindo a “importância do fortalecimento dos laços entre as comunidades portuguesas”, além de destacar a “importância do diálogo e da cooperação para a preservação e valorização da cultura portuguesa na América Latina”.

Trajetória de valorização de Portugal no Brasil

Além de conselheira das Comunidades Portuguesas para Recife e Salvador e, agora, presidente do Conselho Regional das Comunidades Portuguesas para a América Central e do Sul, Célia Stamford é fonoaudióloga especialista em voz e em motricidade oral. É Bacharel em Direito, conta com MBA em Gestão Empresarial, é presidente da Academia do Bacalhau do Recife e diretora do Gabinete Português de Leitura de Pernambuco.

No percurso da sua vida de luso-descendente, tem o seu Pai, João de Almeida Gaspar, natural de Cantanhede, cidade portuguesa do distrito de Coimbra, que chegou ao Brasil com os seus avós ainda muito jovem, com o tempo ele fincou a sua vida profissional na cidade do Recife, onde construiu a sua família com a sua esposa Sônia Maria Stamford Gaspar e tiveram quatro filhos, sendo a Célia a mais nova dentre eles. João Gaspar teve importantes cargos inseridos na Comunidade Portuguesa, entre eles, foi Mordomo do Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco, presidente do Gabinete Português de Leitura de Pernambuco, presidente da Academia do Bacalhau do Recife, diretor do Clube Português do Recife, além de ter realizado diversos trabalhos relevantes para a comunidade portuguesas local, segundo fontes.

Célia é conhecida por “participar efetivamente” nos eventos que incluíam festividades, solenidades, comemorações e diversos acontecimentos que dizem respeito a Portugal no Brasil.

Em 2024, recebeu o convite para ser suplente do Conselho das Comunidades Portuguesas junto ao conselheiro José Miranda Reis, que era titular do cargo. Em 2025, com o falecimento desse conselheiro, assume o cargo como efetiva conselheira das Comunidades Portuguesas por Recife e Salvador.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.