O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de Chicago, foi hoje, 08/05, eleito papa pelos 133 cardeais reunidos em Roma e assumiu o nome de Leão XIV.
Os cardeais reunidos na Capela Sistina elegeram o 267.º bispo de Roma e também líder da Igreja Católica no segundo dia do conclave.
Robert Francis Prevost, de 69 anos, é o primeiro norte-americano a ser eleito Papa.
Papa Leão XIV, era até agora Prefeito do Dicastério para os Bispos, desde 12 de abril de 2023 e é considerado um progressista.
Arcebispo-Bispo Emérito de Chiclayo, no Peru, nasceu em 14 de setembro de 1955 em Chicago nos Estados Unidos da América, é considerado da linha progressista do colégio cardinalício.
Segundo informações disponibilizadas pelo Vaticano, em 1977 entrou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho (O.S.A.), tendo feito os votos solenes em 29 de agosto de 1981.
Estudou na União Teológica Católica de Chicago, licenciando-se em Teologia.
Aos 27 anos, foi enviado pela Ordem para Roma para estudar Direito Canónico na Pontifícia Universidade de S. Tomás de Aquino.
Foi ordenado padre em 19 de junho de 1982, tendo estado a trabalhar na missão de Chulucanas, Piura, no Peru, entre 1985 e 1986.
Leão XIV sucede ao papa Francisco, que morreu em 21 de abril, aos 88 anos.
Reconhecimento português
O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou uma mensagem de felicitações ao novo Papa, Leão XIV, expressando com “profunda alegria” em seu nome pessoal e em nome do povo português.
“O presidente Marcelo Rebelo de Sousa expressa a profunda alegria com que, em seu nome pessoal e em nome do povo português, saúda o Papa Leão XIV”, lê-se numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet.
Também o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, felicitou o primeiro Papa norte-americano.
“Parabéns ao cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado Papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro Papa norte-americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país”, escreveu Trump na sua rede social, Truth Social.
Missa no Vaticano
O Papa Leão XIV celebra na sexta-feira, 09/05, às 11:00 locais (10:00 em Lisboa) uma missa com os cardeais na Capela Sistina, anunciou o Vaticano.
O novo Papa vai presidir também à oração “Regina Coeli” (Rainha do Céu) no domingo, às 12:00 (11:00 em Lisboa), a partir da varanda da basílica São Pedro.
Na segunda-feira, 12/05, Leão XIV terá um encontro com jornalistas, disse o diretor do serviço de imprensa do Vaticano, Matteo Bruni. ■
Agência Incomparáveis, com Lusa