
O especialista português Pedro Ramos, CEO da Dale Carnegie Portugal e presidente da Sociedade da Excelência Luso-Brasileira (SELB), voltará a assumir um papel de relevo na edição de 2026 do Congresso Nacional de Gestão de Pessoas (CONARH), o maior congresso de Gestão de Pessoas em língua portuguesa e o segundo maior do mundo, que decorrerá entre os dias 18 e 20 de agosto, na “Expo São Paulo”, no Brasil, reunindo mais de 75 mil participantes oriundos de vários países.
Reconhecido internacionalmente pelo trabalho desenvolvido na área da Liderança e da Gestão de Pessoas, Pedro Ramos manter-se-á como membro do Comité Temático do CONARH e do Conselho Estratégico Empresarial da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH Brasil), organismos responsáveis pela definição das linhas estratégicas, conteúdos científicos e programação daquele que é considerado “um dos principais encontros mundiais dedicados ao desenvolvimento do capital humano”.
Além destas funções estratégicas, este profissional, com experiência a atuação no mundo lusófono, terá também a responsabilidade de moderar uma das Sessões Magnas mais relevantes da edição de 2026. Sob o tema “Cases Orientais de Sucesso: Insights para Empresas Brasileiras”, a sessão será conduzida em conjunto com Carla Caracol, Head of Engineering & Construction Human Resources do Grupo Proman, contando com a participação de dois especialistas de referência internacional: Ranjan Kumar Mohapatra, fundador e CEO da Hridayse Consulting, na Índia, e Mohamed Isa, keynote speaker e especialista em liderança da Peak Leadership, no Bahrain.
O painel procurará analisar modelos de liderança, inovação organizacional e gestão empresarial desenvolvidos em economias asiáticas e do Médio Oriente, promovendo a “partilha de experiências e boas práticas suscetíveis de serem adaptadas ao contexto empresarial brasileiro”, num momento em que a internacionalização, a transformação digital e a valorização das pessoas “assumem crescente importância nas estratégias das organizações”.
Realizado anualmente pela ABRH Brasil, o CONARH constitui hoje “uma das maiores plataformas internacionais de debate sobre Gestão de Pessoas”, reunindo líderes empresariais, gestores, académicos, investigadores e profissionais de recursos humanos num programa que integra centenas de conferências, sessões magnas, painéis temáticos, workshops, espaços de networking e apresentações de casos de sucesso nacionais e internacionais.
A edição de 2026 decorrerá sob o tema “Brasil Global”, refletindo a crescente internacionalização das organizações brasileiras e a importância da cooperação entre diferentes culturas e modelos de gestão.
Em declarações à Agência Incomparáveis, Pedro Ramos abordou a sua participação e destacou o “privilégio” de continuar a integrar a organização daquele que considera um “espaço privilegiado” para antecipar tendências e refletir sobre o futuro da liderança e da gestão humanizada.
“É sempre uma enorme honra contribuir para este espaço de partilha, reflexão e construção do futuro da gestão humanizada. Um privilégio estarmos à frente do tempo, o tempo de construir a Gestão de Pessoas e Liderança que marcará o futuro próximo das empresas, organizações, sociedades e do mundo”, enfatizou Ramos. ■






