
O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, reuniu-se na quinta-feira, 23 de julho, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, com os parceiros europeus do “Projeto ATLANTE”, iniciativa integrada no “Programa INTERREG MAC 2021-2027”, defendendo o reforço da cooperação entre as Regiões Ultraperiféricas da Macaronésia e os países da África Ocidental e sublinhando o papel estratégico dos Açores enquanto plataforma atlântica de diálogo e articulação internacional.
Realizado no Palácio dos Capitães-Generais, o encontro decorreu à margem da reunião de parceiros do “Projeto ATLANTE” e contou com representantes responsáveis pelas áreas dos Assuntos Europeus e da Cooperação Externa dos Açores, Madeira e Canárias, evidenciando a vontade comum de aprofundar as sinergias existentes no espaço da Macaronésia e consolidar mecanismos permanentes de colaboração com os parceiros africanos.
A reunião teve como principal objetivo acompanhar a execução das ações atualmente em desenvolvimento, avaliar os resultados já alcançados e identificar novas oportunidades para aprofundar a cooperação entre os territórios envolvidos.
Os participantes debateram igualmente estratégias destinadas a reforçar o impacto das iniciativas em curso, promovendo uma cooperação mais integrada, sustentável e orientada para resultados concretos, através da articulação entre políticas públicas, instrumentos de financiamento e projetos de desenvolvimento conjunto.
Para Artur Lima, a realização da reunião nos Açores evidencia a afirmação do arquipélago no contexto atlântico.
“A realização desta reunião nos Açores constituiu um momento relevante de concertação estratégica, reafirmando o compromisso da Vice-Presidência e do Governo Regional em posicionar o arquipélago como uma plataforma privilegiada de diálogo no espaço atlântico”, salientou o vice-presidente do Governo Regional.
“Projeto ATLANTE” reforça cooperação entre a Macaronésia e a África Ocidental
O “Projeto ATLANTE” sucede ao “Projeto HEXAGONE” e integra as três Regiões Ultraperiféricas da Macaronésia – Açores, Madeira e Canárias – juntamente com sete países parceiros da África Ocidental: Cabo Verde, Mauritânia, Senegal, Gâmbia, Gana, São Tomé e Príncipe e Costa do Marfim.
A iniciativa procura identificar prioridades comuns, estimular a criação de parcerias estratégicas e promover uma maior articulação entre diferentes instrumentos de financiamento europeu e internacional, contribuindo para o fortalecimento da cooperação territorial entre a Macaronésia e a África Ocidental.
A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores participa no “Projeto ATLANTE” através da Direção Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa (DRAECE), contribuindo para uma estratégia que visa reforçar a integração regional, promover o desenvolvimento conjunto e consolidar o papel dos Açores enquanto ponte privilegiada entre a Europa, a Macaronésia e a África Ocidental. ■






